9 Maneiras de falar melhor com o funcionário

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como falar com seu funcionario

Esse artigo começa com uma boa notícia: comunicar-se de forma eficiente no ambiente profissional não precisa ser um talento nato. Existem diversas técnicas para desenvolver esta habilidade e, assim, encontrar maneiras de falar melhor com seu funcionário, criando diálogos com energia e entusiasmo.

A comunicação de um líder deve conter orientação estratégica, reforço da cultura corporativa e incentivo para unir a equipe em direção das metas e objetivos da empresa. Mas cuidado: ninguém gosta de ser ensinado no local de trabalho.

A falta de comunicação clara e atraente no mundo corporativo é o motivo principal de fracasso de projetos e negócios. Isso significa que a forma como você diz algo é mais importante do que aquilo que será dito.

O fato é que a comunicação está entre as competências mais importantes de um profissional.

Como falar melhor com seu funcionáriocomo falar melhor na empresa

Ser líder e praticar a liderança humanizada não são tarefas simples, a começar pelo desafio de trazer à tona o melhor do seu funcionário para produzir em prol da empresa. A motivação para os funcionários trabalharem melhor e mais felizes começa na comunicação clara das necessidades entre você e cada um deles.

Quando o líder falha na maneira de falar com seus funcionários, ele automaticamente falha na oportunidade de ter uma equipe motivada e, consequentemente, uma gestão mais participativa. Neste cenário, haverá episódios de frustrações, que podem ser potencializados por acontecerem em ambientes fechados, criando obstáculos entre chefes e funcionários.

Aqui estão 9 dicas para falar melhor com seu funcionário de uma maneira que o deixe muito mais animado e distante da tão temida desmotivação.

  1. Use o humor

Não importa o tamanho da sua empresa, em geral, sempre há uma espécie de tensão entre o líder e os integrantes de sua equipe. Para minimizar essa lacuna, use o humor para se mostrar mais acessível, podendo rir até de si mesmo.

  1. Faça perguntas abertas

Depois de fazer perguntas mais abrangentes, fique quieto e seja todo ouvidos. “Fale-me sobre ‘algo'” é uma ótima maneira de escutar ideias do funcionário, evitando que ele resuma tudo em apenas uma ou duas frases. Dessa forma, você tem a oportunidade de acessar o conhecimento e a paixão dessa pessoa. Abra a conversa e escute.

  1. Traga terceiros para a conversa

Uma conversa entre o chefe e o funcionário pode parecer casual para o chefe, mas pode parecer um interrogatório para o funcionário. Para equilibrar essa situação, transforme uma discussão individual em uma conversa maior, convidando as pessoas a se juntarem e compartilharem seus pensamentos e experiências. Ouvir mais opiniões ajuda a deixar todos os envolvidos mais à vontade.

  1. Dê menos atenção às pequenas coisas

Se você é um líder que ajudou a construir a empresa desde o início, provavelmente terá algo a falar sobre praticamente tudo. Mas talvez não seja necessário expor todos esses pensamentos, ideias e detalhes à sua equipe. Se não é uma crítica importante, deixe para lá. Esse tipo de comportamento pode ser interpretado como uma amolação, podendo gerar distanciamento.

  1. Seja respeitoso

Converse com seus funcionários da maneira que você gostaria que eles falassem com você. Assim como a confiança, respeito se conquista. Dessa forma, respeite cada um de sua equipe para que eles se sintam confortáveis no ambiente de trabalho. Essa atitude facilita a comunicação.

  1. Seja um bom ouvinte

A escuta ativa sempre traz benefícios para a relação entre um líder e seus liderados. Eles prestarão atenção em você somente quando você estiver atento às suas palavras.

Seja genuinamente interessado, inclusive nas questões pessoais. Pergunte sobre seu bem-estar ou questões acerca do escritório. Isso fará com que sintam que você está realmente interessado em suas vidas como seres humanos e não apenas como profissionais.

  1. Expresse gratidão

Quando você estiver satisfeito com algo que eles fizeram, não deixe passar. Expressar sua satisfação é uma forma de falar melhor com seu funcionário. Elogie-os em público e faça com que se sintam importantes.

  1. Insultar jamais

    nao fale de maneira agressiva
    Não fale de maneira agressiva

Ninguém insulta levianamente. Ao ter uma postura agressiva você terá uma boa chance de perder o respeito e receber um tratamento silencioso de seus funcionários. Seja gentil. Se você está insatisfeito com algo, explique calmamente para que não se repita.

  1. Use “nós”

Em vez de usar a palavra “eu”, use a palavra “nós”. Isso porque, em seu discurso, parecerá que tudo é sobre você e não sobre a sua equipe. Os trabalhos são finalizados com o trabalho de um time todo, não cabendo espaço para o sucesso individual.

Por que os funcionários têm medo de falar?

As 9 dicas de como falar com os funcionários podem ser muito efetivas quando o canal de comunicação já está aberto entre o chefe e seus times. Porém, muitos profissionais ainda seguem o ditado de manter “a boca fechada em caso de dúvida”.

Veja, a seguir, algumas razões que podem fazer com que seus funcionários evitem as conversas com seus superiores.

  1. Insegurança

    funcionarios inseguros
    Funcionários inseguros não são muito abertos ao diálogo

Muitos funcionários têm medo de desafiar os métodos tradicionais de fazer algo. Eles hesitam em dar ideias novas por ter medo de serem vetados, passando pelo risco de serem vistos como desnecessários em determinado momento.

  1. Experiências passadas

Há casos em que o funcionário foi participativo em algumas ocasiões, porém hostilizado ou desvalorizado por seus chefes. Este é o tipo de situação que afeta a autoconfiança e a conexão dele com a empresa de uma maneira difícil de se recuperar.

  1. Medo de perder o emprego

Muitos se envolvem em mitos culturais em relação ao local de trabalho. Para eles, não se expor e não reclamar dos problemas com os superiores, por exemplo, pode garantir sua permanência na empresa por um longo período de tempo.

  1. Cultura de ausência

Muitos profissionais se preocupam apenas com o que está próximo a eles. Quando o projeto pertence a uma determinada pessoa, alguns imaginam que suas sugestões não serão escutadas e, para evitar rejeição, preferem não interferir. O mesmo acontece com os problemas – a maioria não se sente responsável em resolvê-los.

  1. Evitar ser o melhor

Ao dar ideias construtivas em reuniões, alguns profissionais sentem que estão insultando seus superiores, que podem se sentir diminuídos por serem corrigidos por alguém que está numa posição mais baixa do ponto de vista de hierarquia.

Por fim, participe de conversas difíceis com objetividade. Fale sem julgar e sem recriminar e nunca leve nada pelo lado pessoal. Com tudo isso, você certamente encontrará a maneira ideal de falar com seu funcionário.

 

 

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Sergio Mizusaka
Sergio Mizusaka é co-fundador da StrategyBox e COO da empresa. É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela USP e possui certificação de Coach em PNL pela The Society of NLP. Com um histórico diferenciado e mais de 20 anos de experiência executiva na prestação de serviços, Sergio possui excelentes habilidades operacionais e de desenvolvimento de produtos, sempre focado nas necessidades dos clientes e na otimização das operações para melhoria da qualidade do serviço. Sua visão de negócio e grande capacidade de engajamento das equipes que lidera vem contribuindo muito para o crescimento da StrategyBox e sua liderança no mercado de premiação, incentivo e reconhecimento.