Reconhecimento de funcionários: 4 dicas para seu programa
Com o passar dos anos, as empresas foram percebendo que adotar práticas de reconhecimento dos funcionários é parte fundamental do trabalho de um gestor. As razões para que isso ocorra estão cada vez mais claras: há vantagens para os dois lados. Selecionamos 4 táticas de sucesso, que você vai ler a logo abaixo.
Como reconhecer seus funcionários
O reconhecimento nada mais é do que uma técnica de motivação, que tem como premissa as recompensas positivas. Além da motivação para trabalhar, outra vantagem do reconhecimento de funcionários é o aumento de produção.
O líder que já experimentou o reconhecimento de um colaborador por qualquer forma – seja por escrito, publicamente, por um simples elogios, em encontros presenciais e até por meio de e-mail – já conhecem os resultados dessa estratégia.
Entre as formas mais desejadas entre os funcionários estão as campanhas de premiação, que utilizam os cartões pré-pagos. Trata-se de uma solução muito efetiva de reconhecimento, capaz de valorizar as relações humanas e promover a integração entre empresas e pessoas.
4 táticas de sucesso
Valorização: Funcionário reconhecido é funcionário feliz. As vantagens do reconhecimento englobam: maior motivação, espírito de equipe, facilidade na execução das tarefas e produtividade, já que o trabalhador se sente valorizado pelo empregador.
Estudos comprovam que o cérebro reage positivamente à recompensa e motivação, fazendo com que a pessoa se torne mais enérgica, proativa e focada em seus objetivos.
Proximidade: A melhor maneira de avaliar os resultados do funcionário é dedicando um tempo diário para a análise desses dados, prestando atenção em todo o processo de execução das tarefas.
Dessa forma, é possível identificar os pontos de evolução e oportunidades de reconhecimento, além de estabelecer uma relação mais próxima entre empregado e empregador.
Estabelecimento de metas: As metas devem ser elaboradas de maneiras praticáveis, ao alcance dos colaboradores.
Quando todos estão em busca de um objetivo comum, uma saudável competitividade é estabelecida e pode-se ver um ambiente colaborativo de trabalho. Com isso, a empresa cresce junto com o funcionário.
Recompensa: A prática de gratificação resulta em equipes engajadas e mais dedicadas, sempre em busca de melhores resultados para realização de suas metas pessoais. Além disso, contribui na retenção de funcionários.
No dia a dia, simples elogios já causam admiração e gratidão nos ouvintes. Boas formas de recompensa são bonificação salarial, folgas, promoções ou premiações.
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