O que é endomarketing e suas funções.

O que é Endomarketing e qual a importância para a saúde colaborativa da sua empresa?

O endomarketing ou marketing interno, como também é conhecido, é uma das mais importantes estratégias de marketing organizacional, pois tem como objetivo promover ações para melhorar a imagem e o ambiente da empresa perante seus colaboradores, por ações práticas na motivação, melhora do ambiente corporativo e senso de pertencimento.

Essa proposta visa a valorização do capital mais valioso de uma empresa, seus colaboradores. Por meio de abordagens destinadas a criar um ambiente onde seus times sintam-se valorizados, investem para tornar a empresa um lugar desejado por outros profissionais, além de gerar o senso de pertencimento.

Quando a sua organização se apresenta no mercado como uma empresa que possui um ambiente de trabalho agradável e seguro, ela promove a valorização do colaborador e viabiliza o desenvolvimento do capital humano, uma vez que engaja as equipes. Dessa forma, esse cenário torna-se propício para atrair bons profissionais do mercado.

Colaboradores felizes no trabalho.

Tudo isso permitirá a criação de um ecossistema próspero, com o comprometimento dos colaboradores em relação aos desafios da organização, gerando eficiência nas entregas, resultados em lucratividade e prosperidade organizacional.

Apesar de não ser um tema novo aqui no Brasil, o Endomarketing ainda desperta muitas dúvidas e receios em gestores e líderes, mas nesse post entenderemos melhor o que é endomarketing e qual a importância para sua empresa. Continue sua leitura!

O endomarketing e sua importância na prática

Não é incomum gestores entenderem que as comemorações de aniversários ou pequenos elogios são suficientes para que seus colaboradores sintam-se valorizados. Contudo, quando falamos de pessoas, estamos falando de individualidade. Seus colaboradores são como as artérias do seu corpo, apesar de agirem em prol do mesmo objetivo, possuem necessidades distintas.

Por definição, o endomarketing é um conjunto de estratégias e ações corporativas, envolvendo marketing e recursos humanos, voltado para o desenvolvimento de práticas que melhorem a imagem e o ambiente da organização para o público interno.

O investimento em ações de marketing interno justifica-se pela influência que os funcionários de uma empresa possuem dentro dela mesma. São as pessoas envolvidas diretamente com todos os processos que garantem a operacionalização, portanto, são os mais aptos a desenvolverem opiniões e influenciar pessoas a respeito da marca.

Ações de marketing interno.

Por exemplo: imagine um redator que integra a equipe de um jornal. Se o jornal proporciona um ambiente de trabalho e condições de atuação consideradas boas, este profissional tende a falar positivamente da organização internamente, mas também para familiares e amigos.

Como resultado desse comportamento, seus colegas passam a se sentir mais valorizados, além disso, com o marketing positivo de um funcionário, outros profissionais igualmente competentes passam a desejar integrar a equipe da organização, gerando um sentimento de “admiração” pela organização.

Ao observar o cenário brasileiro, podemos ver diversas empresas enveredando para as propostas do endomarketing, com objetivo de atrair colaboradores mais comprometidos, produtivos e com entregas mais eficientes.

Exemplos de ações de endomarketing nas empresas

Se considerarmos que as ações de endomarketing têm como objetivo despertar o senso de pertencimento, valorização e aprendizado, diversas ações podem ser desenvolvidas, confira abaixo alguns exemplos: 

  • Treinamentos e capacitações;
  • incentivos ao diálogo e à troca de experiências;
  • eventos corporativos voltados aos colaboradores;
  • valorização do desempenho individual e coletivo;
  • melhorias nos processos de comunicação interna.

Como intenções primárias, as ações de marketing interno visam melhorar a cultura organizacional, reduzir o turnover e maximizar os resultados da empresa.

Grandes empresas já apostam na estratégia como forma de inovar no desenvolvimento de colaboradores, mostrando com exemplos claros como é possível humanizar e maximizar os lucros de forma simultânea Confira alguns exemplos abaixo.

Coca-cola

A Coca-Cola possui um time de mais de 66 mil profissionais em suas sedes brasileiras. Para o desenvolvimento saudável e próspero do seu quadro de colaboradores, tornou-se uma das empresas multinacionais que mais investem em marketing interno.

Um dos exemplos mais notáveis foram as ações para as Olimpíadas, pois a gigante seria uma das patrocinadoras do evento aqui no Brasil.

Descrição das ações:

A empresa caracterizou um andar inteiro, construindo um espaço temático que remetia aos jogos olímpicos ao mesmo tempo em que aproximava seus colaboradores do evento tão aguardado pela empresa. A ideia era que o espaço pudesse criar um ambiente descontraído, envolvendo os colaboradores e reforçando os valores da organização.

Campanha de endomarketing da Coca-Cola nas olímpiadas.

Os colaboradores também foram surpreendidos com uma réplica da tocha olímpica, permitindo que os envolvidos pudessem tirar fotos como se tivessem participado de uma prova de revezamento em equipe.

Como ponto alto da campanha de endomarketing, os profissionais puderam ter contato direto com alguns atletas famosos, podendo fazer perguntas, interagir, tirar fotos e receber brindes.

Toyota

A Toyota é considera uma das empresas que possuem estratégias de endomarketing mais notáveis e valorizadas por seus colaboradores. A empresa aposta sempre na criatividade e trabalho em equipe, construindo todos os processos com apoio direto de seus colaboradores.

As ações da Toyota visam sempre em dar voz aos funcionários, construindo uma cultura organizacional forte a cada novo colaborador.

Descrição das ações:

A empresa desenvolveu uma proposta muito interessante. Cada novo colaborador contratado recebe diversos treinamentos acerca dos valores e da cultura da organização, passando também por todo o processo de produção da companhia.

Fachada empresa Toyota.

O benefício da ação é proporcionar ao colaborador um grande conhecimento sobre os valores, objetivos e desafios da organização, construindo um senso de pertencimento e de sua importância em todo o sistema. Desde o início, ficam todos na mesma página.

Outro ponto muito interessante é a liberdade que os colaboradores têm na hora de sugerirem ideias e dar sugestões que melhorem o ambiente de trabalho. Além disso, regularmente os colaboradores participam de workshops, palestras, incentivos e treinamentos para aprimorar suas habilidades.

Golden Cross

A Golden Cross é um exemplo a ser seguido, sendo uma das principais empresas de planos de saúde no Brasil. A empresa tem a cultura de investir em campanhas de endomarketing, com objetivo de maximizar as vendas e amplificar a produtividade dos colaboradores.

Fachada empresa Golden Cross.

A empresa percebeu ao longo do tempo que as melhorias ocorrem de dentro para fora, afinal o colaborador que se sente motivado, satisfeito e realizado profissionalmente tende a entregar o seu melhor, reduzindo a procrastinação e otimizando a qualidade de suas entregas.

A Golden Cross apostou em diversas premiações, incluindo eletrodomésticos, reforma da casa própria, compras e artigos domésticos para os vendedores de maior êxito. Em geral, os resultados deste tipo de ação são sempre superiores ao esperado, especialmente se a premiação der liberdade de resgate ao premiado.

Por que investir em endomarketing?

Anteriormente, citamos diversas oportunidades de melhora propostas pelo endomarketing. No entanto, é preciso entender claramente cada uma delas, para então realizar o investimento com segurança.

Colaboradores motivados

A principal proposta do endomarketing é construir um ambiente capaz de motivar um colaborador, mas para isso acontecer é preciso que a organização dê voz ao colaborador e proporcione espaço para suas ideias, desenvolvimento e premiação por seu desempenho.

Colaborador motivado e feliz.
Colaboradores felizes fazem um marketing positivo da organização onde trabalham

O colaborador motivado é capaz de ser mais produtivo, se engajar mais com as metas da organização e contagiar seus colegas com o mesmo espírito.  Não importa o tamanho da organização, colaboradores inseridos em ações em prol do seu bem-estar, qualidade de trabalho e desenvolvimento costumam ser mais motivados.

Maximização de produtividade

A produtividade é um dos requisitos mais valorizados nos dias de hoje, independente do tipo de negócio que a sua empresa pratique. Contar com colaboradores realmente produtivos é um dos pontos mais importantes para a prosperidade do negócio.

As estratégias de endomarketing, por meio da oferta de premiações por desempenho, visam extrair o melhor da produtividade individual do funcionário ou mesmo de uma equipe inteira.

Campanha de incentivo e Produtividade
Campanha de incentivo e Produtividade

Proporcionar meios e condições favoráveis aos colaboradores tende a surtir efeitos diretos em como cada um realiza suas atividades. Desenvolva aspectos como a proatividade em sua campanha de incentivo, assim a produtividade elevada será uma consequência.

Diminuir a rotatividade do quadro de funcionários

Diversos aspectos contribuem para que os colaboradores saiam da empresa, seja por não acreditarem que são valorizados, baixa motivação, ambiente de trabalho tóxico, falta de desenvolvimento profissional ou senso de não pertencimento.

Rotatividade de funcionários.

Neste ponto, o endomarketing vem com propostas criativas e flexíveis para construir um ambiente de trabalho que atenda às necessidades de todos os colaboradores, permitindo que a empresa se torne um lugar onde as pessoas queiram realmente trabalhar e se sintam orgulhosos de fazer parte.

Como consequência direta disso, temos o maior esforço individual para contribuir com a prosperidade da empresa e garantir que o ambiente corporativo seja harmonioso e fluido.

Maior lucratividade para a empresa

De modo geral, tratamos diversos aspectos inerentes à lucratividade de uma organização, no entanto, para gestores e líderes é preciso ter clareza, entender realmente como o endomarketing é útil e pode gerar resultados.

Homem traçando aumento de gráfico.
A campanha de premiação faz com que a lucratividade aumente

O trabalho com foco do bem-estar do colaborador e o estímulo através de premiações são ferramentas fundamentais de motivação, elemento principal para que as metas propostas sejam realmente levadas a sério.

Todo ser humano é movido pelo “por que fazer?” No caso do ambiente corporativo, a razão de um esforço extra para entregar resultados superiores pode ser um prêmio valioso ou de grande significado para o colaborador.

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