Benefícios do endomarketing para empresas.

10 Benefícios do Endomarketing para a sua empresa

Os benefícios do endomarketing no ambiente corporativo têm sido amplamente explorados não somente por grandes organizações – como Coca-Cola, Fiat, Toyota, Golden Cross e outras -, mas também por empresas de diversos portes e setores. Valorização dos colaboradores é mandatório no mundo dos negócios. Será que você realmente entende como funciona e os reais benefícios do endomarketing para sua empresa?

O endomarketing ou marketing interno são ações institucionais com objetivo de melhorar a relação de colaboradores com a organização onde atuam. Para isso, são aplicadas estratégias institucionais, que visam o aprimoramento do capital humano, garantindo colaboradores motivados, realizados profissionalmente, comprometidos e com um maior senso de pertencimento.

Esta estratégia baseia-se, fundamentalmente, na influência natural dos colaboradores, visto que são eles que possuem contato direto com todos os processos da organização, além de serem a principal fonte de informação interna e externa a respeito da marca. Dessa forma, são as pessoas mais aptas a informar e opinar sobre o ambiente corporativo e sobre a cultura.

Logo falaremos sobre os 10 Benefícios do Endomarketing para a sua empresa.

Quando as empresas buscam desenvolver um ambiente agradável e de competitividade saudável e segura, que desperta o desejo de se trabalhar ali, o resultado é uma menor rotatividade de colaboradores, maior atração de grandes talentos, profissionais mais comprometidos, engajados e felizes, capazes de maximizar o lucro e a produtividade.

Lembre-se que em setores com desequilíbrio entre oferta e demanda de vagas, como o de tecnologia, a atração e retenção de talentos é um grande diferencial.

Os benefícios do endomarketing são os mais diversos, adaptáveis e expressivos possíveis, mas para exemplificar melhor, confia abaixo as 10 principais vantagens de investir nesse processo corporativo.

Quais são os 10 Benefícios do Endomarketing para a sua empresa

Quando bem trabalhadas e sob um olhar atento das gerências competentes, as estratégias de marketing interno proporcionam benefícios visíveis no médio e longo prazo. Confira abaixo os 10 Benefícios do Endomarketing para a sua empresa..

1. Profissionais mais motivados

Uma das principais propostas do endomarketing é a motivação do colaborador. Uma vez que a empresa se mostra mais aberta a novas ideias e a ouvir a opinião de seus colaboradores, atendendo às demandas válidas, o colaborador passa a ter senso de pertencimento e motivado a também se adaptar as necessidades da organização.

Colaboradores motivados e felizes.

A motivação interna dos times tende a se elevar quando é percebido que a organização se importa com seu bem-estar, garantindo um ambiente de trabalho favorável e que reconhece o esforço individual de cada colaborador.

2. Colaboradores mais produtivos

A produtividade é uma das capacidades mais valorizadas dentro de uma organização, afinal a falta dela gera despesas desnecessárias, afeta a qualidade do serviço e a priorização de prazos.

Fato é que a produtividade esta diretamente ligada à motivação. Tornar o ambiente corporativo motivador para o profissional, valorizando seu esforço individual e investindo no seu desenvolvimento, é uma das estratégias do endomarketing, capazes de maximizar a eficiência do colaborador.

Campanha de incentivo e Produtividade
Endomarketing visa a produtividade do colaborador

Todos nós, quando vemos que somos valorizados e temos um motivo realmente plausível, realizamos nossas tarefas com mais proatividade, empenho e da melhor forma que conseguimos.

3. Redução na rotatividade

A rotatividade de funcionários nas empresas é um problema relativamente comum. E as causas para isso são muitas. Em grande parte dos casos, o turnover está relacionado a um ambiente corporativo ruim, baixa motivação, falta de incentivo e pouco retorno das gerências competentes. Em algumas situações, um mercado de trabalho dinâmico também pode ter essa influência.

Nesse sentido, o endomarketing tem a função de despertar o senso de pertencimento, proporcionar um ambiente de trabalho motivador e que dá voz às necessidades dos colaboradores, fatores cruciais para diminuir a rotatividade e ainda atrair e reter bons talentos.

Rotatividade de funcionários.

Quando um colaborador se vê em uma empresa que valoriza suas necessidades, prezando pela qualidade de vida, bem-estar e incentivos dos funcionários, ele dificilmente pensará em abandonar a empresa, assim como migrar apenas por questões salariais.

4. Maior satisfação com a atividade profissional

A satisfação com a atividade desenvolvida por um profissional envolve aspectos pessoais, mas também o ambiente organizacional onde atua. Além disso, a forma como o colaborador percebe sua gerência também influencia em todo o processo de satisfação e bem-estar.

Em termos claros, seus colaboradores são as pessoas mais aptas e descreverem os processos da organização, pois são os responsáveis por lidarem diretamente com eles em seu cotidiano de trabalho.

Um profissional não satisfeito ou infeliz com sua profissão é alguém que terá uma produtividade abaixo.
Um profissional satisfeito com o ambiente profissional tende a ser mais produtivo

Partindo desse pressuposto, entendemos que os colaboradores são os mais impactados quando o ambiente não é favorável e suas necessidades pessoais não são atendidas. Quando isso acontece, facilmente o profissional fica insatisfeito, desmotivado, improdutivo e com entregas de menor qualidade.

Com a ajuda do endomarketing, empresa podem suprir diversas lacunas, motivar colaboradores e desenvolver um ambiente organizacional sadio.

5. Profissionais mais leais e engajados com a empresa

Quando uma empresa não dá ouvidos às necessidades fundamentais de seus colaboradores, é natural que esse profissional sinta-se seduzido por outra organização que lhe ofereça melhores condições de trabalho, de desenvolvimento, financeira ou de realização profissional.

Colaboradores engajados.

Uma vez que a sua empresa não propõe um ambiente de trabalho que motive, valorize e dê voz ao colaborador, a companhia será rapidamente impactada com a perda de lealdade e comprometimento, pois o funcionário deverá buscar tudo isso em outro lugar.

O investimento no marketing interno cria um ambiente admirável e desejável, no qual o profissional sente-se privilegiado de fazer parte, tornando-se a melhor propaganda possível do seu negócio.

6. Melhora do clima organizacional

Empresas que buscam constantemente desenvolver campanhas de incentivo e se preocupam com a qualidade de trabalho dos seus funcionários tendem a ter maior fluidez nas atividades e seus processos se tornam cada vez mais eficientes.

Colaboradores unidos.

O bom ambiente organizacional influencia em todos aspectos do seu time, proporcionando aumento de produtividade, empenho pessoal com as tarefas, satisfação, realização profissional e senso de pertencimento de todo o ecossistema da empresa.

7. Atração e retenção de talentos

Além do desafio da alta rotatividade que já falamos nesse post, precisamos lembrar dos profissionais altamente qualificados que precisam ser atraídos.

A atração e retenção de talentos é uma consequência direta do trabalho de marketing interno (endomarketing), pois com a melhora do ambiente de trabalho, os colaboradores ficam felizes e orgulhosos de pertencerem à sua marca empregadora.

É aqui que o boca a boca ganha força. Muito sobre a satisfação de se trabalhar na sua empresa será dito a familiares e amigos. 

Colaboradora feliz em seu trabalho.
As campanhas de incentivo atraem e retém bons colaboradores

Imagine-se no lugar de outros profissionais, ouvindo que uma determinada empresa possui um ambiente de trabalho agradável, que valoriza seus colaboradores, proporciona crescimento e desenvolvimento profissional e ainda dá voz às suas necessidades e opiniões.

Profissionais bem qualificados têm diversas opções disponíveis e, certamente, o ambiente de trabalho será um ponto importante nessa tomada de decisão.

8. Aumento da lucratividade

O resultado mais esperado do endomarketing é a maximização da lucratividade. Afinal, para uma empresa se manter próspera e perene no mercado, precisará se manter em constante desenvolvimento e lucrativa.

Homem traçando aumento de gráfico.

E como efeito direto da melhora da produtividade, motivação, comprometimento, proatividade e satisfação, temos a melhora nas entregas e anseio por conquistas as metas estabelecidas pela organização, inclusive as financeiras.

9. Fortalecimento da marca empregadora

O fortalecimento da marca empregadora está muito relacionada à atração e retenção de colaboradores, pois qualquer profissional deseja fazer parte de uma empresa que valoriza as pessoas e fornece meios para o seu desenvolvimento profissional.

O desenvolvimento do endomarketing segue exatamente por essa linha de pensamento, propondo formas de informar, capacitar e dar suporte para que todos possam estar alinhados com os valores e objetivos da empresa.

Fortalecimento da marca empregadora.

As movimentações do marketing interno promovem a otimização do ambiente de trabalho, que se espalha organicamente. Gradativamente, a empresa vai se tornando uma marca forte e que realmente oferta boas oportunidades para os profissionais do mercado.

Esse ponto é tão valorizado atualmente, que trabalhar em uma organização com o selo “Great Place To Work” é um atrativo para potenciais talentos também.

10. Redução de custos

O ambiente de trabalho não favorável é capaz de provocar o adoecimento de colaboradores por diversos motivos, como cobranças excessivas e relações tóxicas, por exemplo. No entanto, o endomarketing é uma proposta interessante para a promoção de saúde mental, qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

Redução de custos corporativos
Redução de custos corporativos

Diante da proposta de promoção das melhores condições no ambiente de trabalho, as taxas de afastamentos por doenças são reduzidas, além disso, a perda da produtividade gradual também é minimizada, reduzindo custos extras que poderiam ser evitados.

Conclusão

Por meio dos 10 benefícios do Endomarketing para a sua empresa, é possível notar que se trata de ações simples, fáceis de implementar, independente do tamanho da sua companhia.

No entanto, promover ações de endomarketing necessita organização, planejamento e pessoas responsáveis pelas ações, como o seu time de RH, por exemplo. É fundamental que as gerências estejam dispostas a se adaptarem a novas experiências e alinhadas para que as ações aconteçam de forma coerente. 

Lembre-se que toda ação de endomarketing pode ser vinculada às campanhas de premiação. Não deixe de considerar os cartões pré-pagos para premiar seus colaboradores, principalmente pela liberdade de escolha que esta ferramenta possibilita. Conte com a StrategyBox, agência especializada em marketing de premiação e incentivo, para operacionalizar essa entrega com excelência e segurança para os seus colaboradores.

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