Como melhorar a gestão da campanha de incentivo?
As campanhas de incentivo tornaram-se ferramentas muito úteis nas mãos de gestores, líderes e coordenadores de times, visto que o foco é multiplicar e alavancar a capacidade produtiva de um profissional ou equipes inteiras. Dito isso, o próximo passo é aprender como melhorar a gestão da campanha de incentivo.
Segundo um estudo global realizado pela empresa Gallup (empresa especializada em pesquisas de opinião), empresas com funcionários engajados, realizados profissionalmente e gratificados, têm rentabilidade 20% maior. Outra vantagem de toda essa atmosfera positiva e de prosperidade é a retenção significativa de clientes.
E, diante de um mercado cada vez mais exigente e concorrido, saber exatamente como melhorar a gestão da campanha de incentivo é fundamental, uma vez que o desenvolvimento multidisciplinar com foco na individualidade dos profissionais nos propõe desafios cada vez maiores.
A implementação de uma campanha de incentivo passa por diversas etapas, como: diagnóstico, definição de objetivos, planejamento, aplicação e mensuração. Durante todos esses processos é comum não considerarmos alguns pontos muito importantes.
Pontos esses que podem ser cruciais para o sucesso da campanha em andamento e que servem também como aprendizado para correções de futuras ações de incentivo destinadas a colaboradores ou até mesmo distribuidores.
Para auxiliar você, nós da StrategyBox, separamos algumas dicas fundamentais para otimizar a gestão da campanha de incentivo, obtendo os melhores resultados de desenvolvimento de capital intelectual e produtivo dos seus colaboradores.
Melhorando a gestão da campanha de incentivo
O gerenciamento de uma campanha de incentivo jamais poderá ser padronizado, pois se considerarmos a diversidade de perfis de colaboradores e desafios, torna-se inviável conduzir planos a partir de regras.
No entanto, alguns conceitos básicos têm ajudado gestores a superar desafios e dificuldades de implementação, que normalmente aparecem durante a execução de uma campanha.
Confira então, algumas dicas de como melhorar a gestão da sua campanha de incentivo e obter resultados cada vez mais satisfatórios de lucratividade e produtividade.
Leia também: Erros comuns ao criar uma campanha de incentivo
Defina as métricas de avaliação
A avaliação do desempenho de uma campanha de premiação só é possível através do estabelecimento de métricas justas e fiéis aos objetivos que se deseja alcançar.
Com a definição dessas métricas, será possível avaliar para qual caminho a campanha está indo, mesmo durante a execução do processo. Além disso, é possível fazer comparativos com ações anteriores e saber se houve ou não avanços.
Normalmente, as métricas adotadas são de aumento de vendas, produtividade de um determinado produto ou serviço, expansão de mercado ou o aumento do valor de vendas na totalidade. Mas você pode e deve adaptar as métricas para o cenário que faça mais sentido para o seu negócio.
O mais importante é definir as métricas de acordo com o objetivo final da campanha para, então, fazer uma avaliação justa, realista e sucinta.
Monitore os indicativos
Uma gestão eficiente de uma campanha de incentivo é baseada em análises e adaptações durante o processo de execução. E todo esse processo é realizado por meio dos indicativos pautados nas métricas de desempenho estabelecidas anteriormente.
É comum que uma campanha de incentivo dure semanas ou até meses, sendo assim, algumas metas e objetivos que faziam sentido no início, com o passar do tempo, podem não ser tão benéficas assim.
Isso normalmente é ocasionado por mudanças no mercado, na empresa e no produto ou serviço em si. E, se não houver uma avaliação preventiva e constante, poderá acarretar no insucesso da ação e na desmotivação por parte de colaboradores.
A análise estratégica dos indicadores que envolvem a campanha permite desenvolver uma previsibilidade maior dos resultados, evidenciando pontos a serem melhorados e ações que precisem ser modificadas.
Além disso, a avaliação constante garante que a premiação continue relevante para os colaboradores, bem como os objetivos da campanha continuem fazendo sentido para a organização.
Engaje periodicamente sua equipe
Com o desejo de entender como melhorar a gestão da campanha de incentivo, é preciso desenvolver um olhar humanizado para a força de trabalho da organização.
É muito comum que, no início, os profissionais envolvidos na campanha estejam motivados e engajados. Com o passar dos dias, também é completamente normal que esse “gás” vá diminuindo, e é papel do gestor manter sua equipe empenhada em alcançar as metas.
A cultura de dar feedbacks constantes pode ser uma solução muito eficiente, além disso, garantir uma comunicação clara e direta é uma forma de manter ativo o desejo de alcançar os objetivos propostos.
Outra dica eficiente é realizar reuniões semanais com o objetivo de incentivar, ouvir seus colaboradores e permitir adaptações para a conquista dos prêmios.
Crie objetivos menores
A sensação de estar muito longe de conquistar a meta proposta pode fazer com que o colaborador sinta-se desmotivado ou pense que é impossível realizar tal feito.
A dica aqui é dividir o objetivo central da campanha de incentivo em etapas, podendo ser desenvolvido múltiplas campanhas menores, das quais facilitem a campanha central.
Outras opções de adequação em etapas, é o desenvolvimento de ações com tempos de duração menores: uma semana, um mês, etc.
A ideia é promover um sentimento de progresso revitaliza, constantemente, a motivação e o sentimento de propósito ao estar realizando uma tarefa.
A melhor parte dessa estratégia é que a mesma torna mais fácil o gerenciamento da campanha, evitando erros ou prejuízos.
Tenha auxílio de um profissional
A primeira vista, criar uma campanha de incentivo parece algo simples e bastante intuitivo, mas não é bem assim. As ações de premiações atuam diretamente com um dos maiores ativos de uma organização, as pessoas. Logo, considerar a individualidade e a inconstância é fundamental.
Mesmo que o seu departamento de Marketing seja muito competente, as campanhas de incentivo exigem expertises muito específicas, sendo necessária uma gestão, análise e resolução de imprevistos por parte de um profissional altamente qualificado.
Além disso, o profissional deve contar com uma agência especializada como a StrategyBox, capaz de desenhar toda a estratégia de definição de prêmio e soluções, além de realizar sua operação.
Dispor de uma agência ou de uma equipe especializada permitirá que você desfrute ao máximo os benefícios de uma campanha de incentivo, visto que, a gestão é parte fundamental para o sucesso das ações.
Entender como melhorar a gestão da campanha de incentivo é de extrema importância, mas permitir que alguém experiente conduza ou treine sua equipe para exercê-la é de grande valor.
Conclusão
Conduzir uma gestão equilibrada e realmente eficiente é totalmente possível, mas é necessário que o responsável pelo projeto tenha atenção as métricas estipuladas, avalie seus indicadores, promova a motivação e se possível contrate um serviço especializado.
Buscar exemplos de campanhas de sucesso para se inspirar é uma excelente ideia, mas lembre-se que nem sempre o que deu certo em uma determinada organização, vai surtir o mesmo resultado na sua.
Considerar sempre a individualidade e o momento profissional de cada envolvido é extremamente importante. atente-se também para não estipular metas muito difíceis e causar a desistência por parte dos seus colaboradores.