Como melhorar o relacionamento entre o RH e os funcionários?
Garantir que exista harmonia e comunicação eficiente dentro de sua empresa é essencial para construir um ambiente de trabalho saudável e agradável. Para orquestrar essa dinâmica, está o RH, um departamento que é uma das bases capazes de proporcionar o sucesso, o crescimento e a qualidade de relações dentro da sua organização.
Para que tudo funcione perfeitamente, é fundamental que o RH se torne uma espécie de Hub dentro da companhia, uma área acolhedora, provedora de soluções e um porto seguro para todos os colaboradores. É importante detectar, portanto, qual é a relação que está sendo estabelecida entre a área de RH e os funcionários da sua empresa.
O que é RH e qual sua importância para a empresa?
A Administração de Recursos Humanos, ou simplesmente RH, é o setor responsável por tarefas tanto burocráticas quanto estratégicas de uma empresa, possuindo diferentes profissionais que visam articular ações que vão desde a contratação de pessoas até a organização de eventos.
Por ser um setor que visa auxiliar em uma longa lista de atividades, muitos deles baseados na comunicação entre equipes, colaboradores e diferentes setores de uma mesma organização, o RH acaba sendo uma das áreas mais importantes dentro da companhia.
Por meio da atuação eficiente do RH, a companhia consegue treinar e capacitar seus colaboradores de modo que cada um consiga transmitir a visão, a missão e os valores da empresa, fazendo com que todos os integrantes da companhia se mantenham constantemente engajados, motivados e fiéis à cultura organizacional da mesma.
Dentre os diversos atividades do RH estão o desenvolvimento de estratégias para captar e reter talentos, desenvolver treinamentos dos já contratados, remanejar profissionais quando necessário, realizar avaliações de desempenho, direcionar talentos e criar estratégias que resultem nos resultados desejados.
São os profissionais desse setor que podem muitas vezes também desempenhar funções burocráticas, como folha de pagamento, organização e produção de documentos, dúvidas quanto a benefícios, horários, além de também ser o local onde são feitas e analisadas as reclamações.
Por que é importante que o RH e os funcionários tenham uma boa relação?
Os profissionais que trabalham no setor do RH como acabam se tornando os responsáveis por preservar a qualidade do ambiente de trabalho, o que faz com que seu desempenho e qualidade de suas funções possam influenciar toda a empresa.
Estar em uma organização onde exista uma boa comunicação, visão e relacionamento entre os colaboradores e a área de RH aumenta exponencialmente as chances de que a qualidade da convivência no ambiente de trabalho seja saudável e produtiva.
Além disso, um bom entrosamento entre as duas partes facilita para que as atividades estratégicas feitas pelo setor sejam baseadas em informações reais e mais detalhadas sobre os funcionários da companhia, o que aumenta a qualidade não só das ações, mas também dos resultados.
É necessário e ideal que os funcionários do RH possuam uma visão sistêmica e humana das atividades que ficam sob sua responsabilidade cotidianamente, desenvolvendo suas funções com base neste cenário e também na visão, missão e valores da empresa.
Como consequência, será muito mais fácil manter seus colaboradores motivados e engajados de forma constante, o que aumenta o envolvimento deles com as metas e expectativas da empresa.
Crie um ambiente de interação entre os setores
O número de atividades que ficam sob responsabilidade dos profissionais de RH, assim como a complexidade e a necessidade delas, podem variar de acordo com o tamanho, área de atuação e necessidades de cada empresa.
Mas, em geral, essa é uma área que acaba se vendo sempre ocupada com o desenvolvimento de diferentes estratégias e análise de informações, o que pode fazer com que fiquem inteiramente focados em suas atividades dentro de suas salas e pouco transitem pelo restante dos setores.
Incentivar que seus colaboradores visitem diferentes áreas e interajam entre si é essencial para que exista um relacionamento entre os indivíduos de uma maneira mais pessoal e profunda. É preciso investir tempo para que cada colaborador seja mais do que nomes ou números em documentos e planilhas.
Seja através de espaços comuns onde possam compartilhar algum tempo de descanso ao ter refeições ou tomar café, ou mesmo ao criar o costume de incentivar os profissionais a visitar outros setores para se informar sobre os projetos, possíveis reclamações ou mesmo apenas para conhecer os colaboradores da companhia de maneira mais direta, é importante que exista um ambiente de interação dentro de sua empresa.
Invista em mecanismos que valorizem e desenvolvam a comunicação interna
Em geral, os colaboradores acabam buscando pelo setor de RH apenas quando possuem dúvidas sobre questões burocráticas, como horários, benefícios, férias e pagamento.
Para que exista um relacionamento mais próximo entre o restante da empresa e os profissionais dessa área é importante que exista um vínculo de confiança dos funcionários para com o setor.
Por isso, criar meios e canais para tirar dúvidas, receber sugestões e reclamações pode ser a maneira ideal para demonstrar interesse em ouvir a opinião que os colaboradores possuem e, assim, contribuir para o aumento da motivação e engajamento.
Através de um vínculo de confiança e valorização, os funcionários passam a sentir que seus pontos de vista são valorizados, o que melhora o ambiente de trabalho como um todo.
Além disso, através do recebimento de informações, e das respostas dadas, o RH acaba tendo em mãos informações valiosas para analisar e trabalhar suas estratégias.
Entre os canais que podem ser desenvolvidos existem aqueles tradicionais, como mural de recados, reuniões coletivas, eventos e convenções e caixa de sugestões.
Há ainda os mecanismos tecnológicos que são tão necessários e práticos para o RH, como por exemplo: um sistema de intranet, blog corporativo interno, rede social corporativa, e-mail institucional, listas de e-mail, newsletter, reuniões online e videoconferência e serviços de comunicação instantânea como Slack, Skype ou WhatsApp.
Promova eventos de interação
Em muitas empresas, especialmente as de grande porte, é comum que fique sob a responsabilidade dos profissionais do RH o desenvolvimento de eventos, sejam de comemoração, como aniversários e datas especiais do ano, ou então de eventos de ações bem-estar, datas temáticas e de lançamento de produtos e serviços.
Durante essas comemorações, é importante que os indivíduos que estiveram presentes no planejamento também participem e tenham a chance de interagir com os demais colaboradores da empresa, criando um ambiente descontraído e agradável para que funcionários de diferentes áreas possam se aproximar e desenvolver um vínculo amigável.
Além de melhorar o relacionamento entre o RH e demais integrantes da empresa, a participação dos primeiros citados também permite que consigam medir a receptividade da ação, quais seus pontos positivos e negativos e como melhorar os eventos futuros.
Faça a integração de novos funcionários
Um dos melhores métodos para se desenvolver uma boa relação entre os integrantes do RH e demais funcionários desde o início é incentivar que os profissionais desse setor ajudem na integração dos recém-contratados.
Isso irá facilitar que um vínculo seja criado desde o momento de entrada do colaborador na empresa, além de garantir que o suporte dado possa ajudar a dar base para uma relação de confiança entre ambas as partes.
Incentivar que a área de RH da sua empresa tenha uma boa relação com os todos os funcionários irá permitir que a área possa avaliar de forma contínua como está sendo desenvolvido os processos de comunicação da organização, se a troca de informações está acontecendo como foi planejada, se os resultados estão como o esperado e de quais formas é possível solucionar problemas de maneira mais segura e eficiente.