Como otimizar os custos de um funcionário?
Otimizar os custos de um funcionário pode ser a saída ideal para quem está em busca de reduzir alguns dos gastos internos ou de quem está interessado em poupar mais dinheiro para orquestrar a expansão do negócio. Aprenda como fazer isso a seguir!
Sem sombra de dúvida, o capital humano é um dos maiores e mais impactantes tipos de custos que atingem uma empresa.
Por isso, a melhor maneira de otimizar os custos é observar a operação da sua companhia de maneira estratégica. Isso, claro, sem deixar de lado as regras e as legislações trabalhistas.
Por isso, neste post você vai ler algumas maneiras de como otimizar os custos de um funcionário. Ficou interessado? Basta continuar a leitura para saber mais!
Quais os custos de um funcionário para a empresa?
Um funcionário de carteira assinada vai demandar muito mais que somente o salário bruto da verba de uma companhia.
Isso porque existem taxas e impostos que são cobrados, considerando os regimes tributários existentes na legislação atual, como o Simples Nacional, o Lucro Real e Presumido.
Assim, para começar a estipular os cálculos do custo de um funcionário, também será necessário identificar em qual categoria a empresa em questão está inserida.
Simples Nacional
Geralmente, o Simples Nacional é utilizado por micro e pequenas empresas. Segundo a legislação, esse regime basicamente unifica todos os tributos e impostos de uma organização em uma única guia de pagamento que, posteriormente, é repassada aos governos municipal, estadual e federal.
É importante saber também que as companhias que se enquadram no regime do Simples Nacional não são obrigadas a pagar encargos relativos a salário educação, SAT, INSS patronal, além de contribuições ao Incra, SEBRAE, SESI e SENAI.
Em geral, os encargos que estão incluídos no Simples Nacional são:
- 13º salário de 8,33%;
- FGTS de 8%;
- Fração de férias de 11,11%;
- Provisão de multa para rescisão de 4%;
- Previdenciário de 7,93% (tributos que incluem FGTS, férias e Descanso Semanal Remunerado).
Considerando todos esses valores, podemos concluir que quase 40% que um negócio investe nos custos de manutenção ou contratação de mão de obra são direcionados a taxas e encargos, e não à remuneração do colaborador.
Lucro Real e Presumido
O Lucro Real e Presumido consiste no regime que abrange uma parcela considerável da grande maioria das empresas que atuam em solo brasileiro, sendo vistos por especialistas como as empresas que ajudam a movimentar o mercado com valores financeiros altos.
Geralmente, as empresas que se enquadram no Lucro Real e Presumido devem pagar as obrigações inerentes enquadradas no Simples Nacional (que você pode ver acima), e também contam com outros valores adicionais, como acréscimo de INSS patronal, alíquota de terceiros (SENAI, Incra, SEBRAE ou SESI) e outros encargos.
Veja a lista de todos os encargos e obrigações que devem ser prestados aos colaboradores de empresas de Lucro Real e Presumido:
- 13º salário de 8,33%;
- Alíquota de terceiros (SENAI, Incra, SEBRAE ou SESI) de 3,3%;
- FGTS de 8%;
- Fração de férias de 11,11%;
- INSS de 20%;
- Previdenciário de 7,93%.
- Provisão mensal de multa para rescisão de 4%;
- Salário Educação de 2,5%;
- Seguro Acidente de Trabalho (SAT) de 3%.
Considerando todos os impostos e encargos listados acima, é possível afirmar que um funcionário neste esquema vai custar 70% a mais que somente o valor do seu salário bruto.
Por exemplo, se você pretende contratar um funcionário com o salário de R$ 2.000,00, por mês, R$ 3.400,00 (2 mil reais de salário bruto somado mil e quatrocentos de impostos e afins).
Leia também: Como equiparar o valor do cartão presente com as metas da empresa?
Como otimizar os custos de um funcionário?
Considerando que o custo de um funcionário está diretamente ligado aos direitos e impostos garantidos pela CLT, não será possível cortá-los. Aliás, qualquer medida com a intenção de alterar a porcentagem destinada aos encargos pode resultar em multas e processos trabalhistas.
Contudo, ainda existem outras formas legais de diminuir despesas ao aumentar a produtividade interna da empresa e dos colaboradores. Isso porque, quando o time de funcionários consegue trazer mais resultados, os custos ficam proporcionalmente menores.
Para diminuir e otimizar os custos com funcionários, um gestor pode aplicar as seguintes medidas:
Realização de treinamentos
Uma das principais medidas para otimização de custos é a capacitação da equipe: isso vale tanto para aprimorar habilidades como para ensinar a lidar com novas tecnologias do setor.
Mas, no geral, os treinamentos ajudam a permitir o aumento da eficiência e dos resultados da empresa como um todo.
Manter equipes enxutas
Uma verdade absoluta é que existem muitas empresas que contam com profissionais além do necessário. Desta forma, é comum que haja ociosidade durante o expediente.
Durante uma pesquisa realizada com mais de 38 mil profissionais, a Microsoft, gigante da tecnologia, descobriu que, pelo menos, 17 horas semanais de trabalho são improdutivas. Ou seja: praticamente dois dias inteiros de trabalho podem ser reutilizados.
Para tentar converter esse problema em algo positivo, mantenha a equipe enxuta de uma maneira que otimize o custo de um funcionário e sua produtividade. É possível manter apenas um pequeno número de profissionais em relação à demanda diária.
Assim, integre mais gente apenas quando perceber que for realmente necessário, algo que obrigará o time a ser mais produtivo, além de ajudar a eliminar gastos desnecessários.
Ofereça remuneração variável
Uma das principais e mais importantes estratégias para otimizar os custos de um funcionário é o de oferecer remuneração variável, modelo no qual os colaboradores que produzem mais, ganham mais remuneração. É o famoso “fazer por merecer”, a meritocracia que acontece internamente nas empresas.
Muitos empresários acabam fazendo o oposto, na verdade, oferecendo salários mais elevados a todos os colaboradores, tornando a folha de pagamento muito robusta.
Contudo, isso vai aumentar o total de tributos pagos, deixando pouco espaço para a criação de outras formas de recompensas financeiras, como cartões-presente e, por consequência, afeta a competitividade da companhia como um todo.
Uma forma de contornar isso, é o de apostar em salários mensais mais baixos, mas oferecendo comissões, bônus e afins como produtividade. E tudo isso pode vir por meio de campanhas de premiação.
Reduza custos não estratégicos
Outra importante tarefa para otimizar os custos é a de dividir todos os gastos da sua empresa, estes, por sua vez, em dois: estratégicos (aqueles capazes de gerar produtividade e motivação entre os colaboradores) e não estratégicos (aqueles necessários para a manutenção das relações de trabalho).
Um custo estratégico que pode valer a pena é uma cesta de benefícios ou cartões de premiação, pois eles são capazes de gerar entusiasmo entre os colaboradores, além de impactar positivamente a equipe de trabalho.
Já os tributos, como contribuições sindicais, IPRF ou INSS, não passam de mera obrigação, com pouco ou nenhum estímulo – embora obrigatórios para uma relação de trabalho legal.
Tente investir mais que a concorrência em custos estratégicos, ao mesmo tempo que tente reduzir ao máximo os custos não estratégicos para o seu negócio. Desta maneira, você conseguirá manter o negócio com profissionais altamente entusiasmados e com a equipe sem ociosidade.
Use a tecnologia ao seu favor
Contar com a ajuda da tecnologia é praticamente regra cravada em pedra para qualquer empresa que acredita ser competitiva no mercado. Com o software correto, os gestores conseguem ter acesso à eficiência diária dos colaboradores, acompanhar o andamento das campanhas, ter mais assertividade na tomada de decisões, mitigação de erros, gastos necessários, entre outros.
Além disso, todos os procedimentos e processos feitos de forma manual são passíveis de erros variados, como de digitação e afins. Ao automatizar o processo de trabalho por meio de softwares, a diminuição de falhas humanas pode melhorar o desempenho dos funcionários e da empresa como um tempo.
Atuar sob o melhor regime tributário
Você sabia que muitas empresas que podem se enquadrar no regime do Simples Nacional não estão. Por diversos motivos que sejam, isso pode atrapalhar a regularização e o pagamento dos tributos trabalhistas.
Em razão disso, essas empresas acabam arcando com mais gastos e tomam a relação entre empregados e empregadores muito mais pesada, financeiramente falando.
Uma maneira de otimizar os custos de um funcionário é buscando um contador de confiança para avaliar se a sua empresa está no regime tributário devido.
Busque também quais são os impostos trabalhistas que podem ser reduzidos – ou eliminados – para manter seu negócio firme e forte!
Procurar serviços de gestão de RH
Quando o setor de Recursos Humanos da sua empresa desenvolve um planejamento que procura evitar jornadas de trabalho longas ou horas extras, esses valores podem ser alocados para outros fins.
Também é importante oferecer e receber feedbacks aos colaboradores para que todos entendam os pontos que podem ser melhorados.
Desta maneira, os colaboradores se sentem compreendidos e também passam a aproveitar melhor o tempo disponível da jornada semanal de cada um – outro ponto que aumenta a produtividade.
Incentive a produtividade dos colaboradores
Por fim, uma das principais formas de otimizar os custos de um funcionário é o de incentivar a produtividade dos colaboradores.
Assim como devem ser treinados, os funcionários de uma empresa também devem ser incentivados, pois, somente assim, poderão dar mais que o necessário para atingir metas e alcançar os objetivos postos.
Para que os objetivos sejam alcançados, é necessário que todos os integrantes de uma equipe estejam engajados e que se sintam puramente motivados.
Para isso, você pode definir premiações, viagens, cartões de benefícios ou até mesmo PLR para os colaboradores que mais se destacarem.
Incentivos como esse ajudarão no engajamento de todos, aumentando o desempenho da equipe, e, consequentemente, tornando o prêmio em um valor até mesmo menos quando comparado ao resultado final e esforços de uma campanha de incentivo, por exemplo.
Lembrando também que as metas da campanha devem ser desafiadoras, mas não impossíveis. Do contrário, se elas forem irreais, os funcionários se sentirão mais frustrados e desmotivados – justamente o que você não quer que aconteça.
Otimizar os custos de um funcionário: Como funciona o cartão de premiação?
Uma das práticas que mencionamos acima para estimular o desempenho dos funcionários é o de oferecer cartões de premiação. Mas como um cartão de premiação funciona?
O primeiro ponto a ser analisado é que os cartões de premiação podem ser bandeirados, como no caso dos cartões da StrategyBox. Esse recurso possibilita que o usuário utilize seu cartão facilmente em qualquer lugar: são mais de 30 milhões de estabelecimentos comerciais que aceitam este tipo de cartão como forma de pagamento.
Seu uso é permitido tanto em lojas físicas quanto em lojas online. Alguns cartões ainda possuem a opção de uso internacional, como no caso do nosso modelo GoalBoxCard, que é uma excelente escolha para premiar colaboradores que gostam de viajar.
Já os cartões da série MyBoxCard apresentam outras funcionalidades de grande atratividade para empresas que visam a valorização dos seus funcionários.
Os cartões desta categoria podem ser personalizáveis, ou seja, a empresa fortalece seu vínculo com o colaborador, presenteando-o com um cartão que carrega a identidade visual da companhia. O cartão permite a impressão do logo da sua empresa ou da campanha promovida pela organização.
Outras vantagens do cartão de premiação MyBoxCard, é que o colaborador premiado pode:
- Realizar saques em qualquer caixa eletrônico 24 horas;
- Realizar transferências do saldo disponível para sua conta corrente pessoal;
- Efetuar o pagamento das compras por aproximação;
- Pagar boletos e
- Fazer recarga de celular.
Além disso, o usuário que for contemplado com o cartão poderá acompanhar a sua fatura em tempo real, sendo possível controlar os gastos e saber o quanto ainda resta de saldo disponível para ser utilizado.
A empresa contratante também possui a vantagem de poder realizar novos depósitos e recargas no cartão premiado diretamente pela plataforma, uma solução simplificada e ágil para otimizar tempo e reduzir trabalho com esse tipo de tarefa.