Como gratificar os funcionários

Como uma empresa pode gratificar os funcionários?

Existem muitos fatores que estão em jogo para que um profissional opte em trabalhar ou se manter em uma determinada companhia. Além de gratificar seus funcionários, a empresa se torna muito mais atraente quando oferece um ambiente de trabalho tranquilo, um clima organizacional satisfatório, desenvolvimento profissional, reconhecimento, premiações e planos de carreira. Este é o algo mais que um profissional com grande potencial de engajamento almeja.

Atualmente, existe uma tendência na qual é o profissional quem escolhe o perfil de empresa que deseja trabalhar e não mais o contrário. Tempos modernos. Era dos propósitos.

Estamos vivendo a era dos propósitos

Hoje, informações valiosas sobre as empresas estão publicadas na internet, a um clique de distância de qualquer interessado ou candidato. Fazendo essa investigação, o profissional passa a avaliar se é válido para ele dedicar seu tempo em prol de uma corporação.

Existem diversos sites, como o Glassdoor, e selos como o GPTW, que revelam mais sobre a reputação das empresas, transformando-as – ou não – em verdadeiros objetos de desejo.

Gratificar os funcionários como forma de reconhecimento

Gratificar os funcionários está, então, entre as boas práticas que podem ser adotadas por uma empresa. Veja a seguir algumas formas interessantes de gratificar os funcionários.

Gratificação complementar

É muito importante descobrir qual a motivação dos funcionários. Converse e faça pesquisas. Mas não é preciso ir muito longe para descobrir o que pode ser mais motivador: recompensar um funcionário por um bom desempenho ou manter os ganhos inalterados independente dos resultados atingidos?

Gratificar é motivar
Gratificar é uma caminho para a motivação

A sua empresa pode, então, gratificar os funcionários de diferentes formas, como:

  • Bonificações e prêmios
  • Participação nos lucros
  • Participação acionária

A motivação é essencial para garantir que a engrenagem da empresa continue rodando. Dessa forma, a premiação passa a ser uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho dos colaboradores que têm sua performance como um fator impulsionador ao crescimento da empresa.

 

Desenvolvimento Profissional

Ofereça cursos aos seus funcionários. Invista na capacitação sempre que acreditar no potencial do profissional. O aprendizado de algo novo é sempre uma maneira de valorização e motivação, podendo refletir diretamente na produtividade.

O poder de gratificar os funcionários

Gratificar e agradecer sempre
Gratificar e agradecer sempre

Gratificar os funcionários poderá proporcionar as vantagens competitivas significativas, como motivação e possíveis resultados financeiros. Contudo, há outros ganhos nesse processo como o fortalecimento da cultura organizacional.

Isso acontece porque a contribuição individual torna-se visível, assim como a fidelização, estabelecimento de vínculos e a importante sensação de pertencimento. Com as gratificações, empresa e funcionários crescem juntos.

Metas possíveis

Um dos primeiros critérios para se estabelecer uma cultura de gratificação é a determinação de metas desafiadoras, porém atingíveis. Caso a meta não seja possível, o efeito contrário pode acontecer e o funcionários passarão a sentir-se desmotivados. Além disso, a empresa tem que oferecer recursos e estrutura para que os resultados sejam atingidos.

Gratifique, considerando sempre uma regra simples: é preciso valorizar e, acima de tudo, ser grato a cada colaborador.

Conteúdos Similares

Soluções StrategyBox

Cartões de Premiação | Gift Cards | Spot | Pix

Meios de Pagamento

De pagamento de boletos a emissão de cheques, contamos com experiência e inteligência para organizar as contas de seu negócio e facilitar o seu dia a dia e trabalho.

Cartões Pré-pagos

Sob medida para atender às necessidades de sua empresa, seja para incentivar melhor rendimento de seus colaboradores ou acompanhar despesas de executivos.

Crédito Direto

Solução unificada para pagamento de VT, VR, salários, fornecedores e muito mais, com transparência total para a empresa e muita liberdade para o colaborador.

Newsletter

Quer receber todas novidades que produzimos em nosso blog? Então cadastre-se e não perca mais nenhum contéudo rico da StrategyBox!