Colaboradores felizes comemorando a premiação.

9 Motivos para apostar em uma campanha de incentivo para colaboradores

As campanhas de incentivo vêm conquistando cada vez mais espaço em organizações no Brasil e no mundo. Essa ampla popularidade se deve ao poder de valorização do capital humano, com ações que trazem resultados significativos para as empresas.

Com tantos benefícios que rodeiam essa modalidade de marketing de incentivo, nós da StrategyBox separamos 10 motivos para apostar em uma campanha de incentivo em sua organização. Continue lendo.

Em uma pesquisa recente realizada pelo instituto Locomotiva, descobriu-se que 45% dos colaboradores, que trabalham com carteira assinada e recebem prêmios por desempenho, estão mais satisfeitos com seu emprego atual. E 87% dos entrevistados confirmam que consideram as premiações uma forma de gratificação, reconhecimento e valorização por parte da organização, sejam elas em produtos ou serviços.

Ainda na mesma pesquisa, cerca 80% acreditam que programas de premiação incentivariam muito a produtividade e a melhora do ambiente de trabalho, além da satisfação geral.

Diante desse cenário, podemos constatar que apostar em campanhas de motivação é a chave para conquistar um ambiente organizacional próspero, com profissionais mais focados, felizes e empenhados em produzir sempre o melhor possível.

Mas se você ainda não se convenceu que as premiações são uma ótima opção para a sua empresa, confira 9 motivos para investir em uma campanha de incentivo.

Recomendamos a leitura: O que é uma campanha de premiação?

Motivos para fazer uma campanha de incentivo

O investimento em campanhas de premiação não requer grandes quantias e, em geral, vai além do retorno financeiro ou em bens materiais para o colaborador. Em muitos casos, os ganhos são usufruídos também no ambiente de trabalho ou na construção de um ambiente que promove o senso de pertencimento.

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As campanhas normalmente promovem um ambiente de pessoas felizes, ansiosas por desafios e prontas a abraçar e “vestir a camisa” da organização.

Dito isso, agora conheceremos os maiores motivos para apostar em uma campanha de incentivo para seus colaboradores, continue lendo.

1. Retenção de talentos

O principal recurso de uma empresa é seu capital humano, sendo assim, é fundamental proporcionar um ambiente gratificante, tanto para manter os bons colaboradores, como para atrair novas mentes brilhantes para dentro da organização.

O investimento em um ambiente que proporciona um local de trabalho agradável, motivacional, recompensador e desafiador na medida certa, transforma a empresa em uma atmosfera perfeita para pessoas empenhadas e qualificadas.

E é aí que entra as campanhas de premiação, pois o colaborador, além de receber sua remuneração, fica instigado a se esforçar em busca da premiação, tornando-se mais produtivo e atraindo, consequentemente, bons resultados para a organização.

Colaboradora feliz em seu trabalho.
As campanhas de incentivo atraem e retém bons colaboradores

A premiação para colaboradores deve ser muito bem pensada, pois é preciso encontrar a premiação correta e aquela que faz mais sentido para o público envolvido. Dinheiro, produtos, viagens e cursos são alguns dos prêmios que fomentam o desejo das pessoas.

O ecossistema de premiação faz com que a empresa passe a proporcionar um ambiente saudável de competitividade e um senso de pertencimento de algo maior.

Com o ambiente próspero, o colaborador se sente menos compelido a buscar melhores oportunidades. A empresa passa a ser desejada no mercado, atraindo novos talentos.

2. Aumento de motivação e realização profissional

A motivação e realização profissional funcionam como um combustível para o colaborador. Quando o profissional deixa de ser motivado, fica mais difícil atender às suas expectativas pessoais e da própria organização.

Não permitir que um ambiente sem motivação se instaure nos setores da sua organização passa a ser parte das obrigações de gestores e líderes. A falta de reconhecimento, dificuldade na comunicação, excessos de exigências, feedbacks ruins, conflitos internos, sensação de estagnação e falta de desafios adequados são as principais causas de turnover.

Colaboradores desmotivados.
A falta de reconhecimento provoca a desmotivação em colaboradores

E é nesse momento que incentivar os membros da sua equipe a se superarem se faz muito importante, visto que ao oferecer premiações por desempenho, o resultado é uma competitividade saudável e um senso de gratificação e reconhecimento do seu esforço.

Portanto, investir em campanhas de premiação é investir na motivação dos seus colaboradores. O público se mostrará mais focado em atingir as metas da organização e se manterá sempre alinhado aos valores da empresa.

3. Aumento de produtividade

O sonho de qualquer gestor é que sua equipe seja a maior parte do tempo produtiva, afinal a produtividade de um time está diretamente ligada à lucratividade e crescimento da organização. Mas este é um dos maiores desafios para todo tipo de empresa, independente do seu porte e setor.

No entanto, a produtividade de um time ou de um colaborador individualmente está relacionada a diversos aspectos. Ter a premiação como uma aliada fará com que o colaborador dê o seu máximo para atingir seus objetivos.

Alvo com a escrita produtividade em inglês.
O investimento em incentivo proporciona times e colaboradores mais produtivos

Sem uma política de incentivos, um colaborador que não verá motivos para se esforçar mais e dificilmente terá o desejo de ser mais produtivo, afinal não existe recompensa final.

É nesse ponto as campanhas de premiação funcionam muito bem, pois o foco desses incentivos é trabalhar o sistema de recompensa do colaborador, propondo premiação por seus esforços em prol de metas relevantes para a organização.

Portanto, investir em incentivo é construir um ambiente de trabalho próspero, afinal a competitividade, gratificação e reconhecimento profissional fazem com que o colaborador aumente seus esforços e tenha motivo para isso.

4. Melhora o ambiente de trabalho e o relacionamento entre equipes

Um ambiente de trabalho onde as equipes não se entendem, ou o relacionamento entre elas é caótico, é um local propício à falta de motivação, produtividade e desconforto profissional.

E todos esses fatores impactam diretamente na lucratividade, crescimento e imagem de uma organização, podendo criar um ambiente onde seja difícil alcançar as metas, sejam elas de venda, produtividade ou crescimento da organização. Além de se construir um ambiente onde as pessoas não se sintam bem em trabalhar, provocando a saída de bons colaboradores.

Colaboradores felizes dentro da empresa.
As campanhas de premiação promovem a união entre as equipes de uma organização

Sendo assim, investir em campanhas de premiação proporciona a interação entre as equipes, fortalecendo o senso de pertencimento, deixando os colaboradores mais felizes, facilitando a superação dos desafios do ambiente corporativo.

Outro ponto importante é que, com a proposta de premiação, a união entre a equipe aumenta, pois todos precisam trabalhar juntos para alcançar determinada meta e juntos se apoiam para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e leve.

5. Facilita o alcance de metas da organização!

As campanhas de incentivo foram desenvolvidas com objetivo de atender aos interesses da organização e dos colaboradores. Elas devem ser, primordialmente, atingíveis.

Ter uma empresa com prosperidade financeira é fundamental para que esta se torne perene, e, para isso ser possível, colaboradores, gestores e lideres precisam conseguir bater as metas de interesse da empresa.

Homem segurando canela ilustrando metas de uma organização.
As premiações facilitam o alcance de metas da organização

Com isso, o investimento em campanhas de premiação surge como um potencializador, afinal ao ofertar premiações pelo bom desempenho, a empresa consegue acelerar seus processos de venda, aquisição de cliente e expansões de mercado, garantindo o foco nas metas e o bom desenvolvimento do ambiente corporativo.

Quando ambas as partes saem ganhando, é mais fácil manter a harmonia entre a qualidade profissional e a saúde financeira de uma empresa.

6. Aumento de lucratividade com baixo investimento!

Nos tópicos anteriores, abordamos os benefícios das campanhas de premiação, considerando o aumento da produtividade, motivação e facilitação quando o assunto é bater metas. Importante dizer também que um dos maiores benefícios do marketing de incentivo é que a campanha de premiação é autossustentável.

Isso quer dizer que a campanha se paga por si só, permitindo que o investimento por parte da organização seja recompensado com o aumento de lucratividade, permitindo a sustentar a cultura da premiação de forma saudável.

Homem traçando aumento de gráfico.
A campanha de premiação faz com que a lucratividade aumente

Dessa forma, se o objetivo era a aquisição de 10 novos clientes, o prêmio deve ser pago de acordo ao nível de dificuldade e retorno para a empresa. Assim o colaborador fica feliz e a empresa cumpre seu objetivo.

7. Melhora a imagem da empresa

A imagem que uma empresa transmite para seus colaboradores é muito importante, impactando na forma como os colaboradores enxergam seus líderes e como transmitem o que sentem sobre seu ambiente de trabalho para a comunidade em geral.

Um colaborador feliz e realizado com seu ambiente de trabalho tende a realizar um marketing positivo sobre a organização, fazendo com que o mesmo tenha orgulho por pertencer àquela empresa.

Colaborador feliz com a organização.
Colaboradores felizes fazem um marketing positivo da organização onde trabalham

As campanhas de premiação por desempenho são ótimas maneiras de motivar esse sentimento de pertencimento. Visto que, o profissional passa a entender que a empresa precisa obter lucros, ser produtiva e próspera, mas que também se importa com o seu bem-estar e realização profissional.

Demonstrar essa preocupação genuína aos seus colaboradores permite que profissionais repensem suas visões acerca da empresa. Uma empresa onde seus colaboradores se sentem valorizados é impactada de maneira bastante positiva em diversos aspectos.

8. O investimento “se paga”

Além do investimento acessível do desenvolvimento e implantação da campanha, outro grande atrativo para apostar em ações de premiação é que a empresa apenas investirá na aquisição do prêmio, quando as metas propostas forem conquistadas. Sendo assim, podemos dizer que as campanhas de premiação se pagam, dificilmente gerando prejuízos para a organização.

Ilustração fluxo de investimento.
O investimento em campanhas de premiação costuma ser autossustentável

Em outras palavras: com a implementação de uma campanha de premiação, a empresa conquista seus objetivos iniciais primeiramente e o custo da premiação utilizada para incentivar seus colaboradores já estará inserido no resultado atingido pela empresa, garantindo o fluxo saudável dos recursos.

9. Estimula a venda de produtos ou serviços específicos

Além de todos os benefícios e motivos que abordamos nesta matéria para você apostar em uma campanha de premiação, outro ponto muito importante é o poder que essa estratégia tem para alavancar as vendas de um produto específico.

Muitas organizações, ao implementar uma campanha de incentivo, visam aumentar as vendas, mas não exatamente de todos os produtos e serviços que disponibilizam. A campanha pode ter, como foco, um grupo específico de produtos ou serviços, ou até mesmo um único item, conforme as necessidades da empresa, como um lançamento ou a queima de estoque.

Gráfico simbolizando aumento de vendas devido a campanha de premiação.
As campanhas de premiação ajudam a alavancar vendas de produtos e serviços específicos

A título de exemplo, imaginemos que a sua empresa vende pacotes de internet e você oferta um prêmio para o vendedor que, no mês de dezembro, conseguir mais assinantes de um determinado plano. Assim, com esse esforço extra recompensável, a sua empresa consegue alavancar as vendas de um serviço e o colaborador é premiado por isso.

Com esse exemplo conseguimos perceber que as possibilidades são diversas e ilimitadas, permitindo utilizar essa estratégia para as mais diversas metas da sua organização.

Leia também: 10 exemplos de campanhas de premiação

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