Como equiparar o valor do cartão presente com as metas da empresa?
Você quer utilizar os cartões presentes em sua campanha de premiação, mas não sabe se o valor está adequado diante das metas da sua empresa? Nesse post, explicaremos como você pode equiparar o valor do cartão presente de forma adequada e também conseguir superar as expectativas de seus colaboradores. Continue lendo.
A utilização do cartão presente como método de premiação talvez seja uma das opções mais democráticas de reconhecimento, pois quando o valor a ser recebido está adequado à dificuldade da meta, a ação irá garantir maior satisfação com a gratificação recebida pelo bom desempenho. Além disso, após receber seu prêmio, o colaborador poderá fazer a utilização da forma que achar melhor, valorizando a sua liberdade.
No entanto, a maior dificuldade de gestores a respeito desse assunto, é balancear o valor do cartão presente, permitindo que seja atrativo para o colaborador, mas que também seja um valor saudável para o caixa da organização.
Afinal, a não entrega do prêmio irá gerar efeitos colaterais como desmotivação e degradação da confiança na empresa. Da mesma forma, pagar o que não se pode também irá gerar problemas no caixa.
Sendo assim, aprenderemos um pouco mais sobre esse modelo de premiação e como adequar as metas da sua organização, permitindo uma utilização saudável e adequada para todos os envolvidos.
Antes de continuarmos, é importante dizer que, nesse post, focaremos no cartão presente pré-pago, devido à facilidade de reutilização em ações futuras.
O que é o cartão presente?
O cartão presente é um cartão que pode ser recarregado ou possuir valor único, no qual o participante da campanha de incentivo pode utilizá-lo para fazer compras online, em shoppings e lojas físicas e restaurantes, entre outros estabelecimentos.
Existem, basicamente, dois tipos de cartão presente. O primeiro é emitido com um valor pré-estabelecido pelo comprador e pode ser utilizado uma única vez, em apenas um tipo de produto ou serviço ou em lojas que aceitem aquele cartão.
Já o segundo, o que falaremos nesse post, é o cartão pré-pago, que pode ser recarregado sempre que for preciso, sendo então reutilizável.
O grande diferencial dos cartões presente é a liberdade que oferece, podendo ser utilizado no momento de melhor conveniência e da maneira que achar melhor, maximizando a satisfação do premiado.
Quais são as vantagens de utilizar um cartão presente?
Umas das principais vantagens dos cartões presente é que eles não são considerados produtos, como também não são considerados cartões de crédito. Então não há incidência de ICMS na sua compra e nem há cobranças de IOF ou outras taxas comuns dos cartões de crédito, o que torna este tipo de premiação uma ótima opção.
Mas os benefícios não param por aí. Conheça as outras vantagens do cartão presente:
- São ótimos prêmios em campanhas de premiação;
- É prático e facilmente adaptável a todo tipo de campanha;
- Otimiza a experiência de compra do presenteado;
- E bom para usar como prêmio e também como presente.
Como adequar o valor do cartão presente as metas da empresa?
Uma organização precisa de metas centradas em seu crescimento no mercado e maximização de seus lucros. Mas para que essas metas possam ser conquistadas, parte fundamental do processo é a motivação e o comprometimento dos colaboradores que integram tal companhia.
Diante desses desafios, gestores e líderes de organizações ao redor do mundo apostam nas campanhas de premiação para conquistarem as suas metas, bem como criar um ambiente de trabalho focado no melhor desempenho e produtividade possível.
E uma das melhores formas de presentear colaboradores por seu bom desempenho são os cartões presente, devido à liberdade que o premiado tem para utilizar, sem ficar preso a um prêmio especifico.
Mas com esse cenário, algumas dificuldades podem surgir, como, por exemplo, a maneira de equiparar o valor do cartão presente as metas de empresa.
Em primeiro lugar, é importante saber que não existe um cálculo ou um valor exato de quanto deve estar disponível no cartão presente, assim a principal regra é utilizar o bom senso.
A melhor forma de conseguir adequar o valor do cartão é definir etapas, gamificando a campanha de incentivo. Confira o exemplo:
Se o seu objetivo é aumentar as vendas, pode ser acordado com os vendedores que a cada R$ 500,00 em vendas, o colaborador ganha uma recarga de R$ 50,00 reais no cartão presente.
Dessa maneira, se a meta principal for alta, o ganho por etapas pode fazer com que os colaboradores não percam a motivação ou pensem que a meta seja impossível de ser alcançada.
Além disso, dessa maneira fica mais fácil fazer o controle de caixa e garantir o comprometimento da equipe envolvida.
Outra maneira interessante é conversar com os membros da sua equipe e perceber se o valor ofertado é ou não atraente. Dessa forma, é possível adequar a meta e o valor do presente.
Como fazer um Cartão Presente?
Na StrategyBox, você encontra diversas opções de cartões pré-pagos, desde o GoalBoxCard Chipado, ideal para saques e compras; o GoalBoxCard Shop, que apresenta uma solução exclusiva para compras em lojas físicas e online; e o GoalBoxCard Combustível, que pode ser utilizado em todos os postos de abastecimento.
A vantagem dos nossos cartões é a possibilidade de utilizá-lo em todo território nacional e também em viagens internacionais.
Além disso, o comprador poderá personalizar o seu cartão de acordo com a ação promovida pela empresa ou até mesmo estampando a sua logomarca.