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Como criar uma campanha motivacional na sua empresa?

Entender a importância de uma campanha motivacional é um coisa, mas saber como implementar na sua empresa é outra. Você sabe como criar uma campanha motivacional na sua empresa? Caso a resposta seja negativa, não tem problema. Aqui, vamos te mostrar tudo o que deve ser feito. Confira!

O crescimento de qualquer empresa depende não apenas de boas estratégias de marketing, mas também da alta performance dos colaboradores. Mas como extrair o melhor do seu time? Com motivação!

A imposição de metas agressivas sem suporte adequado não é suficiente para garantir um alto desempenho de todos.

Mas diante de tantas demandas e pressões no dia a dia de uma empresa, é essencial motivar os colaboradores. É aí que entram as campanhas motivacionais, estratégias desenvolvidas para motivar profissionais e impulsionar a performance, oferecendo prêmios em função dos melhores resultados.

Assim como qualquer estratégia de comunicação, as campanhas de incentivo exigem um planejamento detalhado e etapas bem definidas. Neste post, vamos explicar as principais orientações sobre como criar uma campanha motivacional na sua empresa.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é e para que serve uma campanha motivacional?

É amplamente reconhecido por empreendedores de qualquer segmento que o maior recurso de uma empresa são as pessoas – seus colaboradores e todos aqueles que ajudam a promovê-la.

treinamento da equipe
Garanta que as informações cheguem a todos os membros do time de forma rápida, assertiva, compreensiva, clara e objetiva. O melhor conselho aqui é: seja direto

Portanto, é muito importante que empresas de todos os tamanhos e áreas consigam investir em iniciativas para reconhecer e aproveitar ao máximo o potencial de cada funcionário. Pode não parecer, mas valorizar quem está por dentro da sua companhia é importante para elevar o desempenho das operações.

Existem várias estratégias que podem ser implementadas para alcançar esse fim, mas poucas se destacam tanto quanto as campanhas motivacionais. Elas se destacam como uma alternativa gratificante e benéfica para a gestão de pessoas.

Ao todo, as campanhas dessa natureza têm o potencial de transformar a dinâmica da equipe e impulsionar o desempenho dos colaboradores.

As campanhas motivacionais são recursos empregados para, essencialmente, motivar os funcionários a alcançar metas específicas

Por exemplo, pode se organizar uma iniciativa para incentivar os funcionários de uma área específica a aumentar sua produtividade, como a de vendas, oferecendo uma recompensa caso atinjam um objetivo estipulado dentro do prazo estabelecido.

Para que servem as campanhas motivacionais?

Essa abordagem representa um recurso adicional para incentivar os funcionários a alcançarem melhores resultados para a empresa, seja em termos de produtividade, qualidade do trabalho, atendimento ao cliente, execução de projetos, envolvimento e em outras áreas que tragam benefícios significativos para a organização.

Equipe motivada com cartão premiação.
Para criar uma campanha motivacional, algumas etapas e regras devem ser seguidas para nortear os objetivos da empresa e casar com a expectativa e potencial dos funcionários

As campanhas motivacionais fazem parte das práticas de endomarketing e visam fortalecer os vínculos entre a empresa e seus colaboradores, promovendo uma imagem positiva e um ambiente de trabalho saudável dentro da organização.

Essa iniciativa é fruto da colaboração entre os departamentos de Recursos Humanos e Marketing, visando impulsionar o envolvimento dos colaboradores e, ao mesmo tempo, incentivar sua eficiência e excelência no trabalho. Assim, mesmo sendo uma medida simples, pode ter um impacto significativo no cotidiano da empresa.

Leia também: Como melhorar a gestão da campanha de incentivo?

3 principais benefícios de aplicar uma campanha motivacional na sua empresa

Existem diversas vantagens que podem ser obtidas quando se investem em campanhas motivacionais para os colaboradores. Separamos aqui três das principais, confira:

3. Mais engajamento

Um benefício secundário da implementação das campanhas motivacionais é o aumento do comprometimento dos funcionários com a empresa.

Esse processo vai incentivar o aprimoramento profissional, além de oferecer recompensas genuinamente atrativas para os colaboradores – motivando-os ainda mais a se envolverem na organização, consolidando seu sentimento de pertencimento.

2. Clima interno melhor

O aprimoramento do desempenho, aliado ao aumento do envolvimento, desempenha um papel crucial em tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e favorável.

Fomentar uma cultura organizacional positiva é essencial para mitigar conflitos internos, ao mesmo tempo em que estimula a produtividade, a qualidade e o ânimo dos colaboradores.

1. Conquista de metas e objetivos

Uma campanha motivacional geralmente estabelece metas claras, seja o aumento das vendas ou a produtividade em determinado setor, reduzir a rotatividade e o absenteísmo da equipe, aprimorar o atendimento ao cliente ou promover a criação de projetos inovadores na empresa.

motivação
Metas individuais devem ser cuidadosamente estabelecidas e distribuídas considerando a experiência de cada colaborador, bem como seus limites de atuação, nível de senioridade e outros.

Sem sombra de dúvidas, são diversas as possibilidades de objetivos que podem ser atingidos por meio dessa iniciativa, oferecendo uma motivação adicional para o esforço dos colaboradores.

Leia também: Como gerir gastos corporativos no home office?

Como criar uma campanha motivacional na sua empresa?

Para criar uma campanha motivacional, algumas etapas e regras devem ser seguidas para nortear os objetivos da empresa e casar com a expectativa e potencial dos funcionários. Considerando isso, separamos aqui algumas orientações para você e os demais gestores do seu negócio. Confira:

1. Estabelecer os objetivos

Apesar de surgirem diversas dúvidas sobre como elaborar uma campanha motivacional, a verdade é que o processo não um bicho de sete cabeças!

Para iniciar, no entanto, é fundamental estabelecer e identificar os objetivos da empresa a curto e a longo prazo. Com isso em mente, é possível desdobrar esses objetivos em metas individuais e coletivas, abrangendo todos os colaboradores.

alvo
É importante entender que ajustes podem ser necessários tanto na definição das metas quanto nas próprias premiações, sempre visando manter a credibilidade e a coerência das ações e decisões.

Além disso, esses objetivos devem ser explicados de forma compreensiva para que todos os funcionários estejam “na mesma página” que os gestores do negócio, e que consigam atingir os resultados.

Em seguida, os gestores devem analisar quais são os processos críticos, os gargalos e as principais dificuldades que necessitam de atenção e monitoramento específico.

Para isso, será necessário considerar as particularidades e especificidades do negócio, como os novos projetos em andamento e demandas já existentes, bem como a possibilidade de explorar outros nichos de mercado, as mudanças no comportamento dos clientes e o aumento da concorrência, entre outros.

Com base nessa análise, torna-se mais simples estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos para todos os departamentos.

2. Definir as metas individuais dos colaboradores

Metas individuais devem ser cuidadosamente estabelecidas e distribuídas considerando a experiência de cada colaborador, bem como seus limites de atuação, nível de senioridade e outros.

metas e planos da empresa
Existem diversas vantagens que podem ser obtidas quando se investem em campanhas motivacionais para os colaboradores

Apesar disso, também é importante que as metas sejam “desafiadoras” – porém alcançáveis. Também é essencial adotar métricas de desempenho claras e indicadores que auxiliem na supervisão e contabilização do trabalho.

Lembrando que premiações individuais podem reforçar a autoconfiança e a motivação intrínseca, contribuindo para o desenvolvimento de competências como resiliência, persuasão, escuta ativa, empatia e tomada de decisão.

3. Fixe as metas coletivas

No caso das metas coletivas, o processo é semelhante ao das metas individuais, porém com algumas particularidades distintas: elas devem ser definidas com o propósito de promover a integração da equipe, incentivar a colaboração e fomentar a complementaridade entre os membros.

reunião de plano de incentivos
Garanta que as informações cheguem a todos os membros do time de forma rápida, assertiva, compreensiva, clara e objetiva. O melhor conselho aqui é: seja direto

Assim, a campanha motivacional à equipe ajuda a manter o foco na melhoria dos resultados e processos de uma companhia.

É importante ressaltar que as metas precisam ser alcançadas dentro de um prazo estabelecido, o que demanda maior organização e disciplina: isso também inclui a definição de prioridades e a correta identificação de urgências.

Lembrando que a premiação em equipe fortalece o envolvimento, os vínculos produtivos e a colaboração.

4. Determinação os prêmios

A seleção dos prêmios deve ser embasada em pesquisas, avaliações, conversas e feedbacks que considerem alguns aspectos. Entre os quais, alguns se destacam:

  1. O perfil dos colaboradores;
  2. Práticas adotadas por outras empresas;
  3. Práticas observadas no mercado;
  4. Tendências atuais;
  5. A cultura e os valores corporativos da empresa.

Nesse sentido, é crucial considerar uma série de questões que impactam diretamente os profissionais, como idade, estado civil, presença de filhos, faixa salarial, além de seus hábitos de consumo, hobbies, lazer e demais.

viagem em família
Viagens em família podem ser um ótimo incentivo para os colaboradores que têm filhos ou são casados

Essas informações devem ser analisadas para criar um portfólio de premiação verdadeiramente atrativo e compatível com as experiências dos colaboradores e perfil da empresa.

Uma forma bastante atrativa de alinhar essas expectativas e atender a todos, é usurfruir os cartões pré-pagos de incentivo, onde os valores dos prêmios podem ser depositados, concedendo liberdade de uso ao premiado. Os cartões da StrategyBox, por exemplo, têm a bandeira das principais operadoras, viabilizando compras online, em estabelecimentos físicos, saques, pagamento de contas. Dentro e fora do Brasil.

5. Comunicação objetiva

A comunicação também é um aspecto a ser considerado na campanha motivacional. Como fazer isso?

Comunicação com colaboradores
Garanta que as informações cheguem a todos os membros do time de forma rápida, assertiva, compreensiva, clara e objetiva. O melhor conselho aqui é: seja direto

É simples: mantenha os colaboradores atualizados regularmente sobre os resultados alcançados e dificuldades no trajeto, pontos que incentivem a busca por novos patamares de excelência.

Garanta que as informações cheguem a todos os membros do time de forma rápida, assertiva, compreensiva, clara e objetiva. O melhor conselho aqui é: seja direto (a).

Por isso, é importante avaliar a eficácia dos canais de comunicação interna, como aplicativos, chats, redes sociais corporativas, e-mails e reuniões regulares. Até mesmo métodos mais tradicionais, como murais de avisos, podem ser úteis nesse processo.

O importante é que todos os meios contribuam para disseminar e fortalecer o programa de incentivo à equipe.

6. Mensure os resultados e desempenho geral

Para garantir a eficácia da sua campanha motivacional, é crucial realizar uma análise constante dos resultados dos colaboradores para avaliar o impacto das recompensas em seu desempenho.

grupo de trabalhadores analisando resultados de uma campanha de incentivo
É importante que empresas de todos os tamanhos e áreas consigam investir em iniciativas para reconhecer e aproveitar ao máximo o potencial de cada funcionário

É importante entender que ajustes podem ser necessários tanto na definição das metas quanto nas próprias premiações, sempre visando manter a credibilidade e a coerência das ações e decisões.

No entanto, é crucial considerar as variáveis internas e externas que podem influenciar nesses resultados. Internamente, é essencial monitorar o ambiente de trabalho, a atuação dos líderes, a prática do feedback, a capacitação dos colaboradores e a eficiência da comunicação.

Externamente, é primordial observar as questões econômicas que afetam o comportamento dos consumidores, como desemprego, restrição ao crédito, variação cambial, inflação e estratégias dos concorrentes.

Todos esses dados devem alimentar o planejamento original para embasar as mudanças e correções necessárias.

Além disso, a mensuração dos resultados pode incluir a medição da satisfação dos colaboradores com a campanha de incentivo, podendo ser realizada por meio de uma pesquisa de clima organizacional.

Leia também: ESG já é realidade na StrategyBox

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