Liderança humanizada proporciona equipe mais receptiva
No mundo empresarial, adotar conceitos e a prática de uma liderança humanizada pode influenciar diretamente no desempenho dos colaboradores. Por meio de seu comportamento e exemplo, o líder cria um ambiente motivacional atraente no trabalho, utilizando técnicas de gestão que valorizam os profissionais e que, consequentemente, refletem na vontade desta equipe e integrantes dela mostrarem bons resultados.
Pensando em liderança humanizada, existem alguns métodos que podem – e devem – ser utilizados para a construção de relacionamento positivo e uma equipe mais receptiva, entre eles, o reconhecimento. Os colaboradores devem saber o seu valor e importância na empresa, sendo reconhecidos por isso.
Como exercer a liderança humanizada
Incentive e Elogie
Elogios precisam ser feitos sempre que merecidos. Do outro lado, o funcionário espera ter plano de carreira, que também deve ser oferecido aos colaboradores a fim de manter o engajamento e a motivação na busca de novos objetivos.
Pratique a escuta ativa
Um bom gestor deve sempre estar disposto a ouvir sugestões e, assim, estimular o potencial de seus colaboradores. Escuta ativa é ouvir de verdade! Os funcionários que estão na linha de frente sabem quais são os gargalos e as oportunidades de melhoria.
Trate cada pessoa individualmente
Evidencie o valor único de cada indivíduo na equipe, de forma a impulsionar o desenvolvimento dos talentos de cada colaborador. É importante entender a personalidade e as habilidades de cada um com a finalidade de escolher suas funções de acordo com suas competências.
Ser o exemplo é chave na liderança humanizada
Seja um líder inspirador! Realize sua jornada de trabalho exatamente da mesma forma que você espera que seus funcionários o façam. Esse é um ponto muito importante porque promove a unicidade entre todos os membros da equipe, criando um ambiente coerente e produtivo.
Respeito nunca é demais
Gentileza gera gentileza. Gestão baseada em autoritarismo não funciona mais. Tratar os times com respeito melhora o engajamento e reduz o turnover (rotatividade). Esteja sempre por perto e seja cordial.
A união de todos esses fatores inerentes à liderança humanizada proporciona mais qualidade de vida ao funcionário e maior rendimento profissional e pessoal do colaborador.