10 formas criativas de motivar os funcionários
Motivação no ambiente de trabalho é também uma responsabilidade da empresa. Afinal, quem perde com um time desmotivado é a própria companhia. Se o objetivo de uma organização é criar um ambiente que propicie qualidade de vida e ganhos de produtividade, contar com a força de funcionários motivados é um caminho promissor. É por isso que as companhias têm buscado formas criativas de motivar os funcionários.
O fato é que funcionários motivados são mais felizes e, então, mais produtivos. Falar sobre motivação vai muito além de abordar somente o estado de espírito de uma pessoa em um determinado momento do dia, por exemplo.
Estamos falando de comportamentos e atitudes, estamos falando na forma como um profissional desenvolve seu trabalho e de que maneira ele exerce sua influência no restante do seu time.
A seguir, reunimos algumas ideias para você se inspirar e implementar na sua empresa. A dica é: seja genuíno, realmente se importe com cada um que se dedica todos os dias para o seu negócio.
Formas criativas de motivar os funcionários
Alimentação gratuita
A exemplo do Google e outras gigantes de tecnologia, oferecer comida gratuita pode ser uma das formas criativas de motivar funcionários. Mas a prática deve ir além de bolo, frutas e café. Pense na possibilidade de oferecer almoço, jantar ou petiscos dentro da empresa. Oferecer um lanche no final do dia para os colaboradores que vão para a faculdade depois do trabalho mostra o cuidado que a empresa tem com seu time.
Utilização dos produtos ou serviços próprios
Independentemente se sua empresa vende produtos ou serviços, dê oportunidade de seus funcionários testarem ou fazerem uso dos mesmos para que eles possam conhecer antecipadamente e incorporar os benefícios daquilo que eles vendem. Trata-se inclusive de uma maneira de valorizá-los.
Empresa Pet Friendly
O funcionário trabalha muito mais feliz ao lado de seu animal de estimação. Essa é uma ação que aumenta a qualidade de vida no trabalho, já que alegra muito o ambiente. Teste para ver os sorrisos à sua volta.
Colaboração
Troque a competitividade exagerada pela colaboração. A ajuda mútua deve ser sempre estimulada, por meio da promoção da diversão, desafios e da valorização. Não deixe de compartilhar informações. Crie um ambiente onde o funcionário se sinta seguro para participar das discussões e dar ideias.
Plano de benefícios
Quanto mais completo o pacote de benefícios, melhor. Isso é, sem dúvida, um grande atrativo. Sua empresa pode se tornar um objeto de desejo no seu mercado. Quando todo tipo de necessidade do funcionário é atendido, ele passa a ter foco absoluto no trabalho, deixando suas preocupações de lado.
Atividade Física
Importante estar atento à saúde dos colaboradores, incentivando a atividade física. Este tipo de benefício pode ser oferecido de diversas formas: programa de passe livre em academias, aulas no próprio local de trabalho, formação de times para participação em campeonatos e até patinetes para deslocamento dentro da sede da empresa.
Flexibilidade nas rotinas
A empresa pode conceder maior liberdade aos funcionários de acordo com o perfil e segmento de atuação de cada organização. Exemplos: escolha do horário de entrada e saída, dia de home office, tipo de roupas (dress code). Importante ressaltar que toda liberdade vem seguida de responsabilidade, neste caso, de produtividade e cumprimento de metas. Bom senso é tudo!
Realização de eventos
Faça integrações e confraternizações, comemore datas, lembre-se dos aniversários, promova atividades surpresa, traga palestrantes para uma roda de conversa e inspiração.
Happy Hour
Criar vínculos fora do escritório ajuda a unir as equipes dentro do ambiente de trabalho. Para proporcionar essa interação, estabeleça um dia para o tradicional happy hour pós-expediente.
Canal aberto com a liderança
De portas abertas: crie um canal de comunicação aberto com seus funcionários. Para quebrar o gelo inicial, o líder pode, por exemplo, dar liberdade para que enviem e-mails diretamente a ele, sem a necessidade de passar pelo RH previamente. Para que essa comunicação aconteça de forma natural, o líder deve sempre manter uma postura respeitosa.
Para atingir seu objetivo de motivação, faça um bom planejamento das ações e implemente medidas que efetivamente possam satisfazer aqueles que trabalham por seu negócio.
Agora, resta colocar a mão na massa!