Como engajar colaboradores com campanhas de premiação
Tornou-se frequente ver diversas organizações utilizando as ferramentas do endomarketing para motivar e engajar equipes e colaboradores, mas você sabe quais estratégias estas empresas estão aplicando?
É justamente isso que nós da StrategyBox vamos falar neste artigo. Aprenda agora como engajar colaboradores com campanhas de premiação, através destas ações de incentivo.
Uma campanha de premiação pode ser utilizada para atingir diversos objetivos, dentre eles, o mais comum é utilizar esta ferramenta para motivar os colaboradores por meio de premiações e ações de reconhecimento.
O planejamento para uma ação de incentivo, em geral, deve ser abrangente. São diversas etapas e estratégias que devem ser analisadas e implementadas, portanto é comum que as dúvidas apareçam. Para simplificar estes processos de como engajar colaboradores com campanhas de premiação, confira as dicas que preparamos a seguir.
Você quer ver seus colaboradores rendendo mais?
Acreditamos que sim! Ter profissionais esforçados e empenhados com o trabalho faz toda a diferença dentro de uma organização. Eles são o bem mais precioso de uma empresa e o sucesso de um negócio depende destes colaboradores.
Porém, não é difícil encontrar profissionais desmotivados ou com baixa produtividade. Diversos fatores podem influenciar neste cenário: desde motivos externos relacionados à vida pessoal, até questões internas, como a desunião de uma equipe de trabalho, a falta de reconhecimento pelo desempenho ou até mesmo a sensação de que sua carreira profissional está estagnada.
Para reverter esta situação, uma alternativa altamente eficaz é implementar dentro da sua organização estratégias de marketing de incentivo, como por exemplo, as campanhas de premiação.
Estas ações podem beneficiar tanto os participantes da campanha, através de premiações ou recompensas financeiras, como também pode ser usada para atingir um objetivo que o gestor deseja melhorar na organização, como o aumento da produtividade, o estímulo das vendas de um determinado produto ou serviço e até mesmo a atração de novos talentos para a sua equipe.
Sendo assim, entenda como começar, quais táticas aderir e quais as melhores opções para engajar os colaboradores com a campanha de premiação.
Como elaborar e implantar uma campanha de premiação
Para que uma campanha de premiação seja bem sucedida, é necessário fazer um planejamento. Conte com a ajuda dos demais gestores para debater ideias e sugestões.
Confira as dicas que preparamos a seguir para você começar a estruturar a sua campanha:
Defina os seus objetivos
Inicialmente, você deve definir qual o objetivo da sua ação de incentivo, em outras palavras, escolha o problema que você quer solucionar. Neste caso, podemos dizer que a intenção é engajar e motivar os colaboradores com o trabalho e as metas da organização.
Determine as metas, o regulamento, as métricas de avaliação e os prazos
O planejamento inicial também precisa determinar quais serão as metas propostas para os participantes, lembrando que você deverá definir metas reais, que sejam possíveis de serem atingidas. Do contrário, a sua campanha irá desmotivar ainda mais os seus colaboradores.
O regulamento da campanha deverá ser simples e objetivo para que todos os participantes possam entendê-lo sem gerar dúvidas e sem dar abertura para outras interpretações.
Não se esqueça de definir quais métricas serão utilizadas para avaliar o desempenho de cada participante, assim como o prazo que será estipulado para a realização da campanha.
Todas estas etapas são essenciais para garantir que a proposta da campanha seja entregue para o público-alvo de maneira efetiva e sem erros.
Valorize a sua campanha de incentivo
Divulgue ao máximo a sua campanha, certifique-se de que todo o seu público-alvo esteja recebendo as informações necessárias.
Você poderá elaborar um evento para a divulgação da ação. Realce o objetivo da empresa em fortalecer o vínculo com os colaboradores, mas também a intenção de melhorar os desempenhos. Essa é uma ótima opção para começar a motivar os seus funcionários.
Faça feedbacks completos e com frequência
No início da campanha, os participantes estarão motivados e empenhados para conquistar e atingir os objetivos, mas pode ser que este cenário mude com o passar do tempo, principalmente nos casos onde a campanha de premiação possui um prazo mais longo de duração.
Movimentar a campanha através de feedbacks ajuda na manutenção do projeto. Assim, será possível entender o que os colaboradores estão pensando e quais melhorias são necessárias.
Com relatórios e feedbacks frequentes, será possível manter os participantes engajados com a ação. É interessante que eles saibam que os seus esforços estão sendo notados. Não se esqueça que os erros também devem ser comentados. Utilize este momento para fazer críticas construtivas e que irão agregar valor para este colaborador. Jamais use palavras destrutivas, a ideia é ajudar o profissional a evoluir e não desanimá-lo.
Aposte em premiações diversificadas
Seja criativo e diversifique as premiações de acordo com as metas estabelecidas. A cada campanha ofereça novos prêmios e estabeleça novas metas, esta é uma maneira de impactar e engajar mais colaboradores.
Analise o resultado final
Já ouviu a expressão popular “É com os erros que se aprende”? Este é um bom exemplo para elucidar o que esta expressão tenta nos dizer.
Mesmo que sua campanha tenha sido um sucesso, faça uma análise detalhada de todos os dados. Esse é o melhor feedback que você poderá ter sobre a sua ação de incentivo.
Utilize essas informações para melhorar suas próximas campanhas. Com os dados em mãos, também é possível entender quais ações funcionaram melhor e quais não funcionaram tão bem quanto o esperado.
Agora que já entendemos como estruturar nossa campanha de premiação, vamos conhecer 4 modelos de ações de incentivo para aplicar na sua empresa.
4 Ideias de campanhas de motivação: como engajar colaboradores com campanhas de premiação
Uma campanha de premiação pode ser realizada de diversas maneiras. Trouxemos 4 modelos mais comuns para você se inspirar e escolher a que se encaixa melhor no momento em que sua empresa está.
1- Incentivo
As campanhas de incentivo são as mais utilizadas entre as empresas. Este tipo de ação é voltada para o engajamento dos colaboradores, através dela os participantes deverão atingir determinadas metas.
Neste tipo de ação fica a critério do gestor escolher se haverá premiação. Lembre-se que o seu objetivo é fortalecer um ambiente de motivação e estimular a melhora no desempenho.
Você pode destacar o colaborador ou equipe que tiveram o melhor desempenho na campanha, seja em proatividade, comprometimento, disciplina, trabalho em equipe, relação interpessoal, entre outros aspectos que podem ser avaliados.
Empresas que estejam trabalhando em home office também podem adotar este tipo de campanha. Essa é uma forma de manter os colaboradores engajados mesmo estando longe um do outro.
2- Premiação
As campanhas de premiação são as mais efetivas. É possível perceber que o engajamento entre os colaboradores aumenta uma vez que eles possuem um incentivo a mais para alcançarem as metas propostas pelos gestores.
Você pode premiar a sua equipe em períodos preestabelecidos. Por exemplo: todos os meses, o vendedor que realizar mais vendas ganhará uma recompensa. Só não se esqueça de determinar por quanto tempo será esta campanha.
Outra opção é unir equipes ao estabelecer metas que um time inteiro deverá alcançar. Além da recompensa coletiva (se a equipe atingir os objetivos), você poderá premiar o colaborador que teve o melhor desempenho.
A principal questão neste tipo de campanha é determinar quais prêmios serão oferecidos. É importante conceder recompensas que sejam atrativas para os colaboradores que irão participar. Conheça o perfil do seu público-alvo e faça um estudo do que seria mais interessante para eles. Em geral, cartões de premiação atendem a todos pela liberdade de utilização (compras em lojas físicas e lojas online), além de saques e pagamento de contas.
Oferecer prêmios que não sejam condizentes com o perfil do seu público-alvo é o maior erro a ser cometido. Como consequência, a sua campanha não terá os resultados esperados e os seus colaboradores ficarão ainda mais desmotivados.
3- Integração
As campanhas de integração tem como principal objetivo estimular o trabalho em equipe.
Ao invés de cada colaborador trabalhar para atingir suas metas individualmente, eles deverão se unir e trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos propostos.
Este tipo de ação é ideal para ser trabalhada com equipes que estiverem tendo conflitos ou estejam desunidas. É uma excelente maneira de engajar os times e motivar os colaboradores.
Nesse modelo de incentivo o gestor poderá optar por oferecer ou não um prêmio.
4- Datas Comemorativas
Utilizar datas comemorativas para realizar ações de incentivo pode ser uma ótima estratégia.
Por exemplo, o dia 1º de janeiro é conhecido como o dia da Confraternização Universal e esta pode ser uma ótima data para gerar engajamento entre os colaboradores. A empresa poderá promover uma festa ou um jantar para os funcionários e, neste evento, realizar uma premiação para os destaques do ano.
Outra estratégia interessante é promover uma ação solidária entre toda a organização, numa data próxima do Natal, por exemplo, onde as equipes poderão arrecadar alimentos, roupas ou brinquedos para serem doados para uma ou mais instituições carentes. Como recompensa, a equipe que conseguir mais itens para serem doados receberá um prêmio.
Esse envolvimento dos funcionários com a empresa gera engajamento, motivando-os também para realizar suas atividades no trabalho com mais desempenho.
Lembretes Finais
A tarefa mais importante para que todas estas dicas de como engajar colaboradores com campanhas de premiação funcionem é tratar todos os funcionários com muito respeito. Valorizar cada profissional e reconhecer seus esforços é a maneira mais eficaz de gerar engajamento entre os colaboradores.
Os profissionais com menor rendimento, no entanto, não devem ser penalizados. Isso gera conflitos e não é saudável para o relacionamento entre a empresa e o colaborador. Busque alternativas construtivas para resolver esta situação.