Como motivar o funcionário a produzir em prol da equipe?
Diz a sabedoria popular que uma andorinha só não faz verão. E essa é uma realidade latente dentro do ambiente corporativo moderno, que busca motivar o funcionário a trabalhar em equipe para atingir um grande objetivo comum: o sucesso dos negócios.
Por criarem um ambiente harmonioso, criativo e que gera resultado, as empresas têm buscado profissionais que tenham a capacidade de trabalhar em equipe.
O motivo é simples: as empresas precisam ser ágeis e inovadoras para enfrentar a era digital e um novo ambiente competitivo. O fato é que mudanças profundas estão acontecendo na esfera empresarial com maior frequência e rapidez, indicando que é preciso desenhar novas estruturas organizacionais para que o trabalho funcione.
Um por todos e todos por um!
Contar com uma equipe colaborativa é ter foco no ganho de produtividade. Isso já é razão suficiente para motivar o funcionário a trabalhar em prol de sua equipe.
Contudo, vale ressaltar, ainda, que existe uma série de outros benefícios para as empresas que adotam essa cultura colaborativa. São eles:
- Novas ideias – a troca de conhecimento entre pessoas diferentes estimula a criatividade. Use a abuse da diversidade!
- Novas habilidades – detectar diferentes habilidades permite somar competências.
- Novos aprendizados – compartilhar informações amplia as oportunidades de crescimento pessoal.
- Mais motivação – quando uma equipe se forma para realizar um projeto cria-se uma nova atmosfera de motivação.
Como motivar o funcionário a trabalhar em equipe?
O ponto aqui é entender que não basta formar uma equipe para que os resultados aconteçam. É primordial motivar o funcionário para que o time se torne eficiente, a ponto de instaurar um clima organizacional positivo, envolvente e com grande potencial de engajamento.
Não é apenas o esforço conjunto que trará todos os resultados esperados, mas cada peça dessa engrenagem, ou seja, cada funcionário deverá ter sua satisfação pessoal atendida.
De acordo com o psicólogo Abraham Maslow, criador do conceito da pirâmide de Maslow, o ser humano tem cinco necessidades básicas que precisam ser supridas para que o mesmo encontre motivação para realizar seus sonhos.
Essas necessidades estão divididas de forma hierárquica. São elas: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de amor e pertencimento, necessidades de estima e necessidades de realização pessoal.
O que os colaboradores efetivamente querem?
Nesta jornada de motivação para o trabalho em equipe, vamos te mostrar quais são os estímulos poderosos que elevam a satisfação dos colaboradores.
Reconheça
Reconheça
Premiações e bônus por atingimento de metas são algumas das estratégias baseadas em campanhas de incentivo que funcionam como uma das melhores formas para motivar o funcionário. Os cartões de premiação, por exemplo, são verdadeiros objetos de desejo. Para realizar esse tipo de reconhecimento, vale a pena aprender mais sobre a diferença entre cartão de premiação e cartão pré-pago.
Prefira a transparência
Mantenha uma postura de honestidade com seus colaboradores. Seja verdadeiro para evitar a disseminação de boatos. Um desentendimento pode minar a motivação de uma equipe, portanto, use a honestidade a seu favor.
Elogie com sinceridade
O filósofo Mario Sergio Cortella ensina: Elogie em público e corrija em particular.
Um sábio orienta sem ofender e ensina sem humilhar. Reconhecer um trabalho bem executado é essencial à motivação.
Deixe a porta aberta
Um bom líder sempre está disponível para seus subordinados. Estamos na era da colaboração, lembre-se! E tenha empatia.
Incentive a iniciativa e a personalidade
Seus funcionários precisam agir com autonomia, imprimindo sua marca pessoal e crenças nos projetos da empresa. Esse estímulo inibe o medo de errar.