O que um líder deve fazer para motivar a equipe?
No mundo dos negócios, o líder de uma companhia tem muitas funções importantes e fundamentais, mas a verdade é que por trás de todos os resultados e metas que devem ser atingidos, estão as pessoas – o ser humano, com suas emoções, motivações e expectativas. Por esta razão, motivar a equipe deve ser uma das habilidades que um bom líder deve considerar na sua gestão.
Antes de falar das ações que um líder deve incorporar no seu dia a dia para motivar a equipe, vale visitar um pouco o papel desse profissional. Formas de como ser um bom líder deve ser uma pauta constante.
Lembre-se sempre: é muito comum as pessoas se desligarem de seus gestores e não das corporações onde trabalham. Foi-se o tempo dos chefes temidos.
Verdadeiros líderes motivam suas equipes
Liderança não é algo imposto. Liderança se adquire por meio do respeito e da admiração dos subordinados. Ser um líder é questão de postura.
Dessa forma, o líder deve ser sempre proativo, participando ativamente dos sucessos, dos problemas e das soluções. Proatividade é uma palavra de ordem. O profissional deve transmitir sempre segurança e confiança de que ele é capaz de realizar intervenções positivas no momento certo.
Um líder deve ser sempre um exemplo para todos. Não há como cobrar algo de um funcionário se o próprio líder não cumpre com as suas responsabilidades.
Transparência é outra característica imbatível na gestão de pessoas. É com ela que se cria a base para um relacionamento de confiança: todos em prol do negócio numa relação de longo prazo. Líderes devem sempre estar abertos ao diálogo.
Como motivar a equipe?
Um líder que procura produtividade e qualidade nas entregas deve se munir de diversas estratégias para motivar a equipe, criando um ambiente de pessoas satisfeitas, propício para impulsionar tal desempenho.
Alinhar o colaborador aos objetivos da empresa é um caminho para o sucesso. Em paralelo, o líder deve trabalhar em conjunto com seu time, construindo alianças, valorizando os talentos e preocupando-se com o bem-estar de cada um.
Leia, a seguir, seis tipos de comportamento que um líder deve incorporar e promover para motivar a equipe.
- Autonomia – Promova oportunidades de capacitação e conhecimento. Contar com funcionários capazes e produtivos é a base para um clima saudável.
- Presença – Integrar-se com a equipe é a única maneira de ver de perto as situações ou comportamentos. Ver por si e tirar as suas conclusões é melhor do que obter as informações por meio de terceiros.
- Foco – Além de dedicar esforços para suas próprias responsabilidades, o bom líder também tem o papel de direcionar os talentos e acompanhar erros e acertos desse desenvolvimento e evolução. Aqui cabe fornecer o que eles precisam.
- Julgamentos – O líder deve sempre priorizar dados concretos ou o fato em si, evitando tomar decisões precipitadas, neutralizando as emoções e opiniões infundadas.
- Comunicação – Além de passar informações de maneira clara e transparente, o líder também tem que saber escutar (praticar a escuta ativa) e mediar conflitos.
- Reconhecimento – Quando as metas forem atingidas ou superadas, o ideal é premiar e reconhecer aqueles que fizeram a diferença. O reconhecimento é uma forma eficiente de obter ganhos de produtividade e engajamento.