liderança humanizada faz diferença no dia a dia

Colaboradores felizes ajudam as empresas a prosperar

A implantação de uma cultura de valorização dos funcionários é de extrema importância para o sucesso da corporação. Colaboradores valorizados são, sem dúvida, colaboradores felizes.

Estudos comprovam que a felicidade torna as pessoas mais produtivas. Para atingir tais níveis, os colaboradores precisam de satisfação em suas necessidades físicas, emocionais, mentais e espirituais.

O que é um colaborador feliz?

Elogios e reconhecimento tornam a rotina mais prazerosa
Elogios e reconhecimento tornam a rotina mais prazerosa

Um ambiente de trabalho que preencha ao menos um desses níveis já proporciona a seus integrantes mais qualidade de vida.

Com o passar do tempo, o salário deixa de ser a recompensa principal e cabe à empresa encontrar outros atrativos para manter a motivação.

Pequenas ações como elogios, retribuições, reconhecimento e oportunidade de crescimento são capazes de tornar a rotina mais saudável, prazerosa e produtiva.

O investimento no desenvolvimento humano é essencial para destaque no ambiente competitivo.

Os benefícios de se ter colaboradores felizes

Empresas como Facebook e Google, gigantes em faturamento e sonho de consumo de muitos profissionais, possuem amplas práticas de benefícios e bem-estar de seus colaboradores, fazendo com que a taxa de retenção seja alta.

Dessa forma, os funcionários da organização se mantém conscientes de sua real importância de seu valor e dos resultados que trazem para a empresa dessa forma.

Então, o que mais os colaboradores felizes trazem para a empresa?

  1. Criatividade: colaboradores felizes são mais inovadores. Emoções positivas são capazes de ampliar o pensamento. Empresas precisam de funcionários entusiasmados e interessados.
  2. Engajamento: colaboradores felizes se comprometem com as metas estabelecidas e tendem a ser mais colaborativos nos momentos mais desafiadores.
  3. Saudabilidade: colaboradores felizes têm menos estresse. Funcionários frustrados são tóxicos para a organização, costumam ficar mais doentes e a faltar mais.
  4. Franqueza: colaboradores felizes são mais leais e diminuem o índice de rotatividade. Reduzir o turnover significa economizar com processos de seleção. Além disso, o colaborador faz jus ao investimento em conhecimento recebido pela empresa e ajuda a incorporar e transmitir a cultura organizacional.

Comemorar e reconhecer uma conquista de um colaborador é muito mais do que dizer um obrigado. As premiações existem para motivar, reter e contribuir para a felicidade do funcionário. Uma dica importante é individualizar a premiação: conheça seu funcionário e entregue um prêmio compatível com seus interesses e com o momento de vida de cada um.

É possível criar do zero programas de incentivo para os seus colaboradores. A StrategyBox pode ajudar você neste desafio! Conheça todas as soluções em reconhecimento que podemos oferecer.

Conteúdos Similares