O que a campanha de incentivo e a produtividade têm em comum?
As campanhas de incentivo já conquistaram seu espaço em organizações do mundo todo – e no Brasil não é diferente -, com ações que efetivamente aumentam a lucratividade e produtividade de colaboradores e times inteiros. Mas você sabe responder o que a campanha de incentivo e a produtividade têm em comum?
Este é um questionamento frequente de gestores e que sua resposta dever ser do conhecimento de todo líder. É isso que vamos descrever neste artigo, por meio da exemplificação dos benefícios das ações de incentivo. Confira!
Frente a um mercado corporativo cada vez mais competitivo, a produtividade por parte de colaboradores tornou-se uma qualidade extremamente valorizada, principalmente por empresas dinâmicas, que visam crescimento e constante expansão no mercado.
No entanto, a busca por índices elevados de produtividade está intrinsecamente ligada ao combate de diversos fatores internos e externos como, por exemplo: desmotivação, falta de reconhecimento, insatisfação com o ambiente de trabalho e falta de recursos, entre outros, que acabam por resultar na perda da produtividade.
As soluções para combater esses desafios, que tiram o sono de gestores e líderes, estão relacionadas ao investimento em infraestrutura, tecnologia, processos mais eficientes, capacitação do colaborador e a possibilidade de galgar crescimento na organização.
Entretanto, cada profissional possui sua individualidade, que se modifica de acordo com seu momento profissional, fato que dificulta o desenvolvimento de campanhas de incentivos realmente eficientes. Note que o objetivo será sempre o mesmo: ações que motivem equipes para que todos se sintam valorizados e encorajados a buscar melhoria de performance.
Todos estes fatores resultam em questionamentos como o que a campanha de incentivo e produtividade têm em comum? Para responder essa e outras perguntas, primeiramente devemos compreender o que causa a falta de produtividade no ambiente corporativo.
O que causa a queda de produtividade?
A baixa produtividade de uma equipe ou de um profissional do seu time pode ter diversos fatores. Mas antes mesmo de tentar encontrar uma resolução para essa situação desfavorável, é preciso compreender o que vem causando tal resultado negativo.
Para isso, a equipe da StrategyBox separou para você os principais motivos de queda de produtividade no ambiente corporativo.
1. Falta de motivação
A falta de motivação é uma das principais causas da baixa de produtividade.
Quando se é novo em uma função tudo é visto de maneira empolgante. As novas experiências são encantadoras e, como consequência, o empenho para a realização das tarefas se torna muito superior.
Mas com a rotina, com a falta de incentivo, com os baixos salários e com a falta de reconhecimento, é comum que um colaborador ou um time inteiro se veja acomodado e desestimulado, resultando em desempenhos medianos ou insatisfatórios.
E, como gestor, é seu papel identificar as necessidades individuais da sua equipe para então gerir soluções eficientes e contínuas.
2. Falta de recursos
A falta dos recursos essenciais é uma constante em diversas empresas. Imagine um pintor que não tem os pincéis adequados ou um designer que não possui um computador eficiente. Certamente, essa falta de recursos resultará em baixa produtividade.
Dessa forma, seu colaborador necessita de recursos adequados para desempenhar suas funções de maneira satisfatória, assim como um ambiente de trabalho que atenda às suas necessidades básicas.
Quando se negligencia o investimento em recursos de qualidade, os danos se mostrarão visíveis nas entregas de serviços e produtos, tornando-se menos atrativos que seus concorrentes.
3. Falta de incentivo
A falta de incentivo pode ser confundida com a falta de motivação, mas são extremos bem diferentes.
As campanhas de incentivo visam trabalhar o sistema de recompensas do cérebro humano, proporcionando prêmios por desempenhar de forma eficiente determinada ação.
Além disso, essas campanhas ativam o senso de competitividade, quando o objetivo é ser o melhor vendedor, por exemplo.
Sendo assim, um ambiente de trabalho com tarefas monótonas, sem propósito ou com incentivos reais para estimular o colaborador, resulta em uma queda constante de produtividade.
Agora que você compreendeu os principais fatores responsáveis pela queda de produtividade de um colaborador, vamos de fato entender o que a campanha de incentivo e a produtividade têm em comum.
O que a campanha de incentivo e produtividade têm em comum?
As campanhas de incentivo são bases do Endomarketing e Marketing de Incentivo e têm o objetivo de promover a motivação de colaboradores, visando alavancar vendas, liquidar estoques, estimular comportamentos e crescimento de mercado através de metas previamente estipuladas e ofertadas para colaboradores em troca de recompensas.
Sendo assim, a capacidade de otimizar a produtividade de um colaborador está ligada ao planejamento eficiente de ações que potencializem o desenvolvimento de capital intelectual e criativo das frentes de trabalho. A ideia é sempre estimular o engajamento e o senso de pertencimento como parte da solução.
As campanhas de incentivo costumam surtir maiores resultados em relação à produtividade em organizações que se baseiam em um modelo de gestão que de ênfase à motivação, reconhecimento e recompensa pelo bom trabalho. Trata-se de uma questão cultural.
Essa modalidade de incentivo para profissionais tem sido amplamente adotada por companhias que visam um formato alternativo de remuneração e concessão de benefícios, com foco em incentivar o desempenho e aprendizado diário.
Por meio das campanhas de incentivo, torna-se possível alcançar metas importantes para a empresa e para o desenvolvimento do colaborador, como a redução de despesas, retenção de novos clientes ou aprimoramento das capacidades do profissional.
Vale ressaltar que é muito comum vermos as campanhas de incentivo direcionadas para equipes de vendas, mas essas ações podem ser aplicadas para qualquer setor que se deseja aprimorar.
Outro ponto extremamente importante: para que o estímulo seja eficiente, servindo de fato para aumentar a produtividade do colaborador, a recompensa oferecida precisa ser coerente com o perfil e momento profissional dessa pessoa. As soluções de premiação da StrategyBox são perfeitas, uma vez que proporciona plena liberdade de escolha.
Este tipo de ação de incentivo costuma ser autofinanciável, portanto, é preciso estabelecer metas ambiciosas, mas que sejam possíveis de serem atingidas.
Além de tudo, para obter o máximo de engajamento e produtividade do profissional é preciso conhecer o perfil de sua equipe, sustentando os conceitos de motivação, reconhecimento e recompensa adequada.
Conclusão
A produtividade de um colaborador está ligada a diversos fatores, muitos deles envolvendo situações possíveis de se melhorar ou de adaptar-se com eficiência.
Desse modo, compreender o que a campanha de incentivo e produtividade têm em comum, fica muito mais fácil, principalmente quando olhamos para o aspecto humano e damos foco na individualidade de cada profissional.