homem saindo do trem

Como calcular o ROI de viagens corporativas?

Pode ser muito complicado entender como funciona o ROI de viagens corporativas. Mas para facilitar a tarefa, nosso post vai te mostrar como verificar o retorno do investimento e descobrir se vale ou não a pena manter a prática de viagens de negócios dentro da sua companhia. Continue a leitura para saber mais e aprender como calcular o ROI de viagens corporativas.

Uma prática comum para as empresas que desejam expandir suas operações, as viagens corporativas são um investimento que ajudam a estabelecer empresas para fora da sua linha tradicional de atuação e também ajudam a fortalecer alguns poderosos investimentos comerciais. 

Entretanto, não basta apenas investir nas viagens corporativas. O essencial é compreender como a estratégia pode ser benéfica para a sua companhia. Por isso, é essencial que as empresas consigam calcular e avaliar o retorno financeiro da estratégia. Em outras palavras, aprender a calcular o ROI, o retorno de investimento, das viagens corporativas. 

Mas como calculá-lo? E outra, por que essa medida é tão crucial?

Bom, saiba que destacar desde já essa métrica é algo de extrema relevância, e todas as empresas devem ser capazes de calcular o montante para determinar se estão – ou não –obtendo bons resultados com a estratégia, pois, no fim das contas, o que vale mesmo é crescer e expandir os negócio de forma saudável.

Neste post, vamos te ensinar o que significa o ROI de viagens corporativas, como realizá-lo no dia a dia, como interpretar seus resultados e, o mais importante, como ele vai impactar na sua companhia. 

Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro!

Mas o que é ROI?

Bom, é essencial que, antes que possamos abordar o ROI de viagens corporativas em detalhes, é fundamental compreender o conceito em si dessa sigla que aparece com frequência nas reuniões de negócios.

Mulher definindo despesas da ajuda de custo.
Fatores como o conhecimento adquirido e os contatos estabelecidos, embora não sejam passíveis de mensuração direta nas empresas, desempenham um papel significativo para elevar uma organização

Basicamente, a sigla ROI representa “Return on Investment” ou, em português, “Retorno sobre Investimento”. Essa métrica é geralmente aplicada para avaliar a eficácia de um investimento, independentemente de sua natureza, dentro da empresa.

Um ROI positivo indica que o investimento em questão está gerando lucro para companhia, o que significa que o retorno é maior do que o valor investido.

Por outro lado, um ROI negativo representa prejuízo, ocorrendo quando os investimentos não atingem o retorno esperado e sua empresa sai na pior.

E nas viagens corporativas, como funciona o ROI?

O ROI de viagens corporativas segue os mesmos princípios do ROI tradicional. No entanto, ele é aplicado de forma específica às despesas relacionadas a viagens, passeios e almoços de negócios.

homem saindo do trem
Considere um funcionário que viajou para apresentar uma proposta a um cliente no exterior. Ele fez a viagem de avião, permanecendo por quatro dias e três noites. Durante a estadia, ele fez suas refeições no hotel, mas não precisou de deslocamentos extras, uma vez que as reuniões foram realizadas no mesmo local. Todos esses fatores devem ser considerados durante o cálculo de ROI

Não há segredos: o ROI de viagens corporativas possibilita que as empresas avaliem o impacto financeiro dessas viagens, auxiliando na determinação de sua eficácia e se o retorno financeiro é positivo.

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Calcular o ROI de viagens corporativas: Quais as informações que devem constar no cálculo?

Para entender e calcular o ROI de viagens corporativas, é fundamental considerar algumas informações essenciais:

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Além dos cálculos, é fundamental impor uma política de viagens e reembolsos que seja eficaz, abrangente e segura, pois, somente dessa forma que será possível minimizar e simplificar o esforço necessário para buscar otimizar os gastos envolvidos

Em primeiro lugar, é necessário identificar quais foram todas as despesas associadas às viagens corporativas. Isso vai abranger aspectos como passagens aéreas, hospedagem, alimentação no lugar e durante a viagem, transporte local e outros gastos.

Em seguida, é fundamental determinar o valor do investimento inicial, que, geralmente, corresponde à soma de todas essas despesas descritas acima e outras que compõe o orçamento de viagens, que incluem possíveis imprevistos.

Além disso, é fundamental estabelecer algumas métricas claras para mensurar o retorno financeiro gerado pelas viagens de negócios. Elas podem ser variadas, como o aumento nas vendas, conquista de novos negócios e clientes, redução dos custos operacionais da companhia, marcar presença em um novo território, etc.

Essas métricas servirão como referência para que seja possível avaliar o impacto desse tipo de investimento.

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Como calcular o ROI de viagens corporativas?

Bom, para determinar o montante investido pela empresa em viagens corporativas, é crucial consolidar todas as informações mencionadas no tópico anterior, englobando as despesas associadas a essas viagens, bem como outros fatores.

A fórmula essencial para calcular o ROI de viagens corporativas é:

ROI = [(Retorno Financeiro – Investimento Inicial) / Investimento Inicial] * 100

Para realizar esse cálculo, é fundamental utilizar duas informações-chave:

  • Retorno Financeiro: Refere-se ao benefício financeiro alcançado por meio das viagens corporativas. Como descritos na seção anterior, ele pode ser mensurado de várias maneiras. Por exemplo, o aumento das vendas em determinada praça, a aquisição de um novo cliente, a diminuição dos custos operacionais, entre outros. No entanto, é de suma importância estabelecer uma métrica clara e mensurável para isso.
  • Investimento Inicial: Representa o montante total investido pela empresa nas viagens corporativas. Isso abrange todas as despesas relacionadas a passagens, hospedagem, alimentação e outros custos ou despesas pertinentes.

É crucial enfatizar que o cálculo do ROI de viagens corporativas pode ser adaptado para atender às necessidades específicas da sua empresa.

Dependendo de cada caso, você tem a flexibilidade de ajustar a fórmula e incorporar outras variáveis relevantes. Novamente, tudo vai variar de acordo com os objetivos da sua empresa, negócio ou até mesmo funcionário.

homem sentado no aeroporto
Os dados mais recentes, fornecidos pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), referem-se a 2019, ano em que o setor de turismo de negócios registrou um aumento de 9,5% no quesito viagens corporativas.

Com essas informações em mãos, você pode aplicar a fórmula e calcular o ROI. O resultado, então, será a porcentagem que indica o retorno financeiro obtido em relação ao investimento inicial.

Assim que todas as despesas estiverem identificadas, é a hora de adicioná-las para obter o montante investido pela companhia nas viagens de negócios. Esse valor servirá como base para o cálculo do ROI.

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A importância do cálculo do ROI para empresas

O cálculo do ROI de viagens corporativas é de suma importância para as empresas, visto que que oferece uma avaliação da eficácia e do retorno da estratégia.

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A política de reembolso desempenha um papel essencial na contenção de despesas em todas as viagens de trabalho. É nesse conjunto de lei que são definidos os critérios para o que pode ou não ser reembolsado a um funcionário, bem como os prazos para prestação de contas, o período mínimo de antecedência para reservas de passagens e hospedagens, os limites de gastos, e diversas outras especificações relevantes para tornar a experiência saudável em termos organizacionais

Com base nos resultados alcançados, as empresas têm a capacidade de tomar decisões precisas para maximizar seus investimentos em viagens corporativas e aprimorar seus resultados.

A importância do cálculo do ROI pode ser ressaltada nos seguintes aspectos:

4. Identificação de oportunidades de aprimoramento dos negócios

O cálculo do ROI de viagens corporativas vai desvelar oportunidades para otimização dos recursos internos da companhia, assim como possíveis melhorias.

Quando os resultados demonstram um ROI positivo, as companhias podem considerar novas e melhores formas de expandir e aperfeiçoar suas estratégias para as viagens.

Por outro lado, se o ROI é negativo, isso aponta para a necessidade de revisar os atuais processos para tentar reduzir os valores envolvidos nas viagens, ou explorar alternativas mais eficazes (e baratas) para fechar novos negócios e expandir territórios de atuação. 

3. Justificação do aporte

O cálculo do ROI em viagens de negócios desempenha um papel crucial na justificação do investimento, assim como na apresentação de resultados a outros colaboradores e partes interessadas.

Ao apresentar os indicadores e demonstrar o retorno financeiro alcançado, as organizações podem respaldar a justificativa para investir em viagens de negócios e destacar os benefícios concretos que essas viagens proporcionam à empresa. Isso também fortalece a confiança dos acionistas, parceiros comerciais e equipes internas na estratégia de viagens corporativas.

2. Alinhamento com os objetivos empresariais

O cálculo do ROI determina um papel fundamental ao alinhar as viagens de negócios às metas de uma companhia.

Ao examinar os resultados da prática, as companhias podem verificar se a estratégia está contribuindo para a expansão dos negócios ou não. Essa avaliação orienta a alocação de recursos para as iniciativas que geram resultados mais expressivos, garantindo os melhores interesses da companhia.

Basicamente, ela determina se as viagens são uma prática benéfica ou não para a empresa.

1. Facilita a tomada de decisões

Ao efetuar o cálculo do ROI das viagens corporativas, as empresas conseguem obter informações sólidas para fundamentar suas futuras decisões estratégicas.

O ROI tem a capacidade de identificar quais viagens são mais vantajosas do ponto de vista financeiro, quais podem não ser as melhores alternativas, quais podem oferecer uma melhor experiência e quais são um tiro no pé.

Os dados oferecidos pelo cálculo vão permitir a realocação de recursos para as viagens que geram maior lucratividade e a adaptação de estratégias visando aprimorar o desempenho das viagens menos rentáveis.

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