Como manter o funcionário dentro da empresa?
Manter o funcionário dentro da empresa é um dos principais desafios do RH nos dias de hoje. A contratação de um bom funcionário é apenas o primeiro passo de um processo de retenção de talentos, que deve passar obrigatoriamente por um movimento contínuo de motivação.
Antes de abordar o que fazer para manter o funcionário, é válido se ater sobre a importância de retê-lo. Recrutar novos talentos poderá ser necessário em muitos momentos, porém manter seus colaboradores trará muitas vantagens para a empresa.
Por que manter o funcionário?
Um processo de recrutamento sempre tem um custo elevado. As dinâmicas de seleção implicam em novos gastos e os novos contratados terão sempre um tempo para integrar-se à cultura da empresa, além de terem a necessidade de participar de treinamentos.
O turnover – termo inglês que significa rotatividade de funcionários – é um problema significativo atualmente. Tenha isso em mente: quanto maior for esse índice, maior será a despesa de recrutamento e seleção. Quanto maior for esse índice, maior será a perda de tempo de todos os profissionais envolvidos no processo. Perder um funcionário sempre é prejudicial, em especial se for um profissional mais qualificado.
Pessoas, pessoas, pessoas! Não há como não concordar que o capital humano é o maior ativo de uma empresa. Por isso é essencial que o gestor estimule seu time para que todos sintam-se realizados. Há tempos que a busca pela realização profissional e pessoal se tornou mais importante para as pessoas – e isso vai além de um bom salário.
Quando se consegue manter o funcionário, existem outros ganhos que também devem ser levados em consideração:
- Boa reputação da empresa, o que ajuda a atrair novos talentos
- Ambiente de trabalho com clima colaborativo e amistoso
- Inspiração para formar equipes mais engajadas e produtivas
- Mais economia
O poder do reconhecimento
Uma característica notada com a chegada da Geração Y ao mercado de trabalho é a busca pelo reconhecimento, o que, por sua vez, impulsionou a cultura do feedback. Estamos falando de profissionais que apreciam ouvir e ser ouvidos e que são movidos por metas e desafios.
Em tempo em que a felicidade individual vem ganhando espaço dentro das empresas, reconhecer passou a ser um caminho sem volta. Campanhas de incentivos e premiações são práticas cada vez mais adotadas pelas companhias que querem manter os funcionários.
Além do reconhecimento, vale destacar alguns pontos que também contribuem para a satisfação dos funcionários. São eles:
- Estabilidade
- Comunicação transparente
- Líderes inspiradores
Como manter o funcionário
Retenção de talentos é um conjunto de práticas adotadas para manter seus funcionários por mais tempo. Vamos a quatro deles:
1. Contrate a pessoa certa
Importante ser o mais assertivo possível no processo seletivo. Antes de contratar, selecione os melhores profissionais. Avalie o currículo, faça dinâmica de grupo ou aplicação de testes específicos e realize entrevistas. Mostre, desde o início, qual a importância de cada funcionário para a companhia.
2. Tenha um plano de Carreira
Mostre para seus funcionários as reais chances de ascensão para que todas as expectativas estejam alinhadas. Valorize a sensação de pertencimento.
3. Invista em um ambiente amistoso
Crie um ambiente propício para impulsionar a produtividade. Saiba como ser um líder inspirador e motive sua equipe. Horários flexíveis, treinamentos e oportunidades de cursos são bons atrativos. Incentive o diálogo, a criatividade e a autonomia.
4. Ofereça benefícios extras
Além dos benefícios previstos em lei, ofereça benefícios extras que possam atrair e reter talentos, como assistência odontológica, planos de saúde, bônus e campanhas de incentivo através de cartões de premiação, por exemplo.