Cuidados com Cartão Pré-Pago: 10 dicas para escolher o melhor para você!
Diversos são os cuidados com cartão pré-pago que você deve tomar ao definir a melhor alternativa para a sua situação ou demanda. Isso ocorre porque inúmeras empresas ofertam a solução, mas nem todas apresentam os mesmos benefícios. Com isso, é preciso se atentar para não contratar um fornecedor que não atenda às suas necessidades, sejam elas pessoais ou profissionais. Nada melhor, então, do que ter o conhecimento e o discernimento necessários para fazer essa triagem e encontrar a mais interessante oportunidade disponível.
Para entender melhor sobre os cuidados na hora de escolher um cartão pré-pago, leia o texto abaixo com atenção. Você encontrará 10 incríveis dicas para não cometer nenhum erro nesse processo e, assim, aproveitar ao máximo a ferramenta!
10 Cuidados com cartão pré-pago na hora da escolha
Ainda que a grande maioria das pessoas não saibam disso, há sim alguns cuidados básicos a se tomar ao definir o cartão pré-pago ideal para cada situação. O motivo para isso é simples, visto que cada modelo pode apresentar características específicas. Dessa forma, algumas podem não lhe atender ou não serem interessantes para você. Tendo isso em mente, é bom se focar nesses 10 pontos para tomar a melhor decisão.
Cobertura
O primeiro fator a se analisar na hora de definir o cartão pré-pago ideal para você é sua cobertura. É essencial que os estabelecimentos aos quais se visita aceitem essa forma de pagamento. De nada adiantará, afinal, ter um cartão que não é reconhecido no mercado.
Para isso, a maneira mais simples de garantir sua utilização é verificando as bandeiras que o fornecedor disponibiliza. Em geral, marcas conhecidas e multinacionais oferecem um alcance maior — inclusive no exterior — do que as redes locais. Assim, se faz interessante entender qual será a aplicação da ferramenta e qual a área de cobertura necessária.
Tarifas
Outro ponto bom de se verificar, ainda antes de fechar o contrato, diz respeito às tarifas cobradas pela empresa. É comum que haja algumas taxas de manutenção da conta, mesmo que esta não cobre a anuidade. Dessa forma, esses valores são, geralmente, calculados em cima das transações realizadas. Bons exemplos de cobranças para ficar atento se referem a:
- Assinatura de contrato;
- Aquisição do cartão;
- Tarifa para saque;
- Taxa de recarga;
- Renovação de contrato;
- Desbloqueio internacional.
Se faz importante, então, compreender cada uma das situações acima e verificar qual o posicionamento de seu parceiro. Pergunte se os valores são fechados ou se são calculados em cima da transação, assim como regras específicas de cada caso.
Quantidade
Quando a necessidade pela solução se dá no ambiente corporativo, um cuidado a se tomar com o cartão pré-pago é a quantidade mínima de unidades. Muitos fornecedores requerem que se adquira um número definido de cartões para fechar o contrato, o que pode inviabilizar sua utilização. Em especial, esse é um fato que pode afetar as organizações menores e sem tantos colaboradores.
Da mesma forma, se faz preciso questionar sobre as taxas mencionadas acima, mas referentes a cada cartão contratado. Se eles não forem utilizados, há algum problema ou cobrança? Tenha certeza de conseguir todas as informações necessárias antes de concluir a negociação. Assim, garantirá que tenha a melhor solução para seu caso em específico.
Saque
A possibilidade de sacar o valor disponível no cartão não é disponibilizada por todas as empresas. Essa, porém, é uma necessidade de grande parte de seus usuários, em especial no ambiente corporativo. Para profissionais que trabalham fora do escritório, por exemplo, é bom poder sacar dinheiro em locais com pouca cobertura.
Assim, esse é um cuidado interessante a se tomar ao analisar um cartão pré-pago, principalmente no momento de sua aquisição. Junto a isso, se faz importante também verificar como funciona esse processo. Há custos envolvidos? Em quais locais é possível sacar o montante? Há um valor mínimo ou máximo para se retirar da conta? Todas essas são perguntas vitais para entender o funcionamento da ferramenta.
Transferências
O mesmo pode ser dito a respeito das transferências do valor entre a conta do cartão e outra de sua escolha. Para a grande maioria dos casos essa não é uma preocupação de extrema importância, mas há alguns que precisam desse serviço. Em especial, cita-se aqui as campanhas de incentivo, nas quais é bastante vantajoso oferecer a opção para os premiados.
A ideia de toda a estratégia, afinal, é disponibilizar um valor para que o portador utilize com total liberdade. Com isso em mente, se faz preciso garantir que este possa realizar qualquer tipo de transação, inclusive transferir o dinheiro para outra conta. Dessa forma, ele pode pagar sua fatura ou mesmo investir o montante em uma aplicação de seu interesse.
Boletos bancários
A lógica do tópico anterior se assemelha muito à dos boletos bancários, porém aqui a situação é ainda mais facilitada. Imagine, por exemplo, que você recebe um cartão pré-pago corporativo como bônus por um trabalho bem-feito. Nesse caso, pode ser de seu interesse quitar uma conta ou comprar algum produto por meio de boleto bancário.
Se essa possibilidade estiver disponível, você pode realizar essa transação de forma simples e eficaz. Em caso negativo, será necessário realizar essa transferência para sua conta pessoal, para somente então pagar o boleto. Isso, é claro, se a transferência estiver disponível. Se não, deverá buscar outra forma de gastar esse valor, mas tirando totalmente sua liberdade de escolha.
Compras Online
Não é novidade alguma que as compras no ambiente digital tomaram conta do consumo atual. Segundo a EBC — Empresa Brasil de Comunicação —, somente durante a pandemia a alta das compras online foi de 30% no Brasil. Como comparação, a média da América Latina foi de 24%, enquanto os outros continentes apresentaram crescimento de 27%.
Com esses dados, é possível entender que grande parte das transações atuais são feitas por meio da internet. Logo, um cuidado com cartão pré-pago a se tomar é, justamente, analisar sua aceitação nesse ambiente. Um ponto interessante a se atentar, porém, é a disponibilidade de compras em sites do exterior, normalmente apenas ativa para cartões internacionais.
Perda ou Roubo
A segurança deve ser sempre uma preocupação, independentemente do assunto em questão. No caso do cartão pré-pago, alguns cuidados são importantes no diz respeito ao que pode ser feito em caso de perda ou roubo da ferramenta. O saldo estará disponível? A pessoa que tiver em posse do item poderá gastar esse valor livremente?
Em geral, há formas de bloquear a utilização do cartão perdido ou furtado por meio do sistema. Essa, entretanto, não é uma constante, sendo necessário confirmar a informação antes de completar a aquisição. Esse é o tipo de preocupação que as pessoas só têm quando acontece algo ruim. Nada mais lógico, então, do que se preparar e prever qualquer problema, já sabendo como agir caso este ocorra.
Controle
Diversos são os tipos de cartão pré-pago disponíveis no mercado e, em alguns deles, se faz preciso ter um certo controle. Quando a ferramenta será utilizada por você, não há essa preocupação, mas quando esta ficará com terceiros, é bom se atentar. Em especial, pode-se se citar aqui os casos do cartão corporativo e do cartão para crianças.
Em ambas as situações, a solução fica muito mais completa se for possível controlar os gastos. Assim, algumas plataformas oferecem um sistema em que o usuário pode visualizar seu saldo, bem como tirar um extrato. Essa é uma maneira, então, de garantir a correta aplicação da ferramenta e a segurança de seu dinheiro.
Atendimento
Por fim, mas definitivamente não menos importante, um cuidado com cartão pré-pago a se tomar é o atendimento disponível. Essa é uma solução com grande destaque e que pode trazer diversos benefícios a seu portador. Quando há algum problema, porém, é bom contar com um bom canal de atendimento, rápido, prestativo e eficiente.
Dessa forma, independentemente se você fará a aquisição como pessoa física ou jurídica, tenha foco nesse tópico. É aconselhável perguntar como funciona esse processo, quais são os meios de se comunicar com o fornecedor e como será essa assistência. Quando tudo ocorre conforme o esperado, não há problemas, mas é em situações de desespero que se vê o apoio que seu parceiro oferece.
Os principais cuidados a se tomar com um cartão pré-pago
Acima você pôde compreender melhor todos os cuidados que se deve tomar ao escolher um cartão pré-pago. Essas são dicas extremamente úteis, principalmente para aqueles que não estão tão inteirados nesse mercado. Ainda assim, o mais indicado para esse caso é contar com bons parceiros, com conhecimento e experiência na solução.
A StrategyBox é uma empresa sinônimo de soluções inteligentes e personalizadas, com atendimento e suporte de qualidade. Com anos de tradição no mercado, possibilita uma correta análise e entendimento de seu negócio, formatando uma proposta que entregue tudo o que você necessita. Tudo isso trabalhando com meios de pagamento, cartões pré-pagos e crédito direto.
Ficou interessado? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua demanda. Ficaremos felizes em poder te ajudar!